As reservas venezuelanas figuram em ambas as classificações porque
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta. O fato de um país ser parte integrante de um bloco regional não tem o condão de transformar esse país em potência energética. O que define isso são as condições geológicas do terreno onde o país se encontra. Dessa forma, a participação da Venezuela no MERCOSUL não se relaciona em nada com fato de esse país figurar na lista de principais reservas de gás e petróleo.
A alternativa (B) está incorreta. O fato de as reservas serem ou não exploradas não são determinantes para a classificação de um país como potência energética, bastando a comprovação da existência de reservas significativas. Além disso, as reservas venezuelanas já são exploradas e constituem a principal fonte de renda do país.
A alternativa (C) está incorreta. Nenhum recurso energético fóssil, como é o caso do gás e do petróleo, pode ser explorado sem que haja consequências ambientais. No caso dos recursos venezuelanos, aplica-se essa mesma lógica, de modo que a exploração deles causará as mesmas alterações ambientais do que a exploração desse tipo de recurso em outros lugares do mundo.
A alternativa (D) está incorreta. Grande parte dos recursos energéticos venezuelanos é exportada. Além disso, a utilização no mercado interno ou externo não é o que define um país como potência energética.
A alternativa (E) está correta – a Venezuela é uma grande potência energética. Isso pode ser confirmado pelos números apresentados no enunciado, que mostram as reservas venezuelanas de gás e petróleo entre as 10 maiores do mundo.