Questão e06d4ff4-d6
Prova:UNESP 2014
Disciplina:Biologia
Assunto:Origem e evolução da vida

Em 2014, os dois equinócios do ano foram em 20 de março e 23 de setembro. O primeiro solstício foi em 21 de junho e o segundo será em 21 de dezembro. Na data do solstício de verão no hemisfério norte, é solstício de inverno no hemisfério sul, e na data do equinócio de primavera no hemisfério norte, é equinócio de outono no hemisfério sul. A figura representa esses eventos astronômicos:

                        imagem-014.jpg

Considere duas plantas de mesma espécie e porte, mantidas sob iluminação natural e condições ideais de irrigação, uma delas no hemisfério norte, sobre o trópico de Câncer, e a outra em mesma latitude e altitude, mas no hemisfério sul, sobre o trópico de Capricórnio.

Considerando os períodos de claro e escuro nos dias referentes aos equinócios e solstícios, é correto afirmar que:

A
no solstício de verão no hemisfério norte, a planta nesse hemisfério passará mais horas fazendo fotossíntese que respirando.
B
no solstício de verão no hemisfério sul, a planta nesse hemisfério passará mais horas fazendo fotossíntese que a planta no hemisfério norte.
C
no equinócio de primavera, as plantas passarão maior número de horas fazendo fotossíntese que quando no equinócio de outono.
D
no equinócio, as plantas passarão 24 horas fazendo fotossíntese e respirando, concomitantemente, enquanto no solstício passarão mais horas respirando que em atividade fotossintética.
E
no equinócio, cada uma das plantas passará 12 horas fazendo fotossíntese e 12 horas respirando.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz uma figura que representa os eventos astronômicos solstício e equinócio, explicando que os equinócios ocorreram em 20/03 e 23/09 e os solstícios em 21/06 e 21/12, e enquanto o solstício de verão acontece no hemisfério norte, o solstício de inverno acontece no hemisfério sul, assim como o equinócio de primavera acontece no hemisfério norte no momento que o equinócio de outono acontece no hemisfério sul, sempre de forma inversa. O enunciado pergunta sobre a ocorrência de fotossíntese no momento desses eventos. Para resolver a questão, precisamos entender sobre os eventos astronômicos citados: solstício e equinócio. Essa é uma questão interdisciplinar. Os solstícios e equinócios marcam o início das estações do ano e estão relacionados com a incidência solar nos hemisférios e com a rotação da Terra. Os solstícios marcam os momentos onde há uma maior incidência de luz na superfície de um hemisfério, enquanto no outro a incidência solar é menor. O solstício de verão apresenta maior luminosidade e dias mais longos, ocorrendo em 20 ou 21 de junho, (hemisfério norte) e 20 ou 21 de dezembro, (hemisfério sul), e o solstício de inverno apresenta menor luminosidade e dias mais curtos que noites, ocorrendo em 20 ou 21 de dezembro (hemisfério norte) e 20 ou 21 de junho (hemisfério sul). Os equinócios ocorrem quando a incidência de luz solar é igual em ambos os hemisférios, com dias e noites possuindo 12 horas. O equinócio de primavera ocorre em 20 ou 21 de março (hemisfério norte) e 22 ou 23 de setembro (hemisfério sul), enquanto o equinócio de outono ocorre em 22 ou 23 de setembro (hemisfério norte) e 20 ou 21 de março (hemisfério sul). Sobre a incidência solar nas plantas, a fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase luminosa e a fase escura. A fase luminosa ocorre apenas durante o dia, quando há luz, onde moléculas de ATP e NADPH2 são formadas, e a fase escura ocorre independente da luz, formando a glicose. A respiração das plantas ocorre de forma constante e sem interrupções, pois não dependem da incidência solar, então a respiração ocorre tanto durante o dia quanto durante a noite. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011) 

Uma planta no hemisfério norte, trópico de Câncer, pode estar no solstício de verão (período de maior incidência de luz solar), ou de inverno (período de menor incidência de luz solar). A outra no hemisfério sul, trópico de Capricórnio, em mesma latitude e altitude, pode estar em solstício do inverno ou solstício de verão, sempre de forma inversa ao evento que estiver ocorrendo no hemisfério oposto (norte).

Gabarito do Professor: B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo