Questão dea72f76-7b
Prova:USP 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica

O acordo entre o Mercosul e a União Européia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros.

Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Européia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,


Note e adote: OMC: Organização Mundial do Comércio PRONAF: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar SAFs: Sistemas Agroflorestais UE: União Européia

A
à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.
B
às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil.
C
à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.
D
às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.
E

aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.



Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Grandes acordos internacionais são fruto da união de interesses de diversas nações e representam a vitória da diplomacia e do multilateralismo sobre pretensões individuais nas relações internacionais. Acordos sobre o clima, armas, comércio, direitos humanos, ou qualquer outro tema que cause grande repercussão midiática devem ser acompanhados com atenção. O texto associado aborda o acordo Mercosul-União Europeia e o enunciado questiona quais os motivos levaram a a demora em ratificar o acordo em 2020. 


A) o comércio de vinhos não é o item de maior valor dentre os debatidos no acordo e não seria um fator impeditivo por si só.

B) A União Europeia também possui fortes políticas de incentivo a agricultura familiar e desta forma não pode utilizar esse argumento nas negociações.

C) Sistemas Agroflorestais no Brasil são mais comuns em áreas onde ainda existem florestas disponíveis como na Amazônia ou no Cerrado e não no Cone Sul onde o clima subtropical de Argentina e Uruguai dificultam a produção.

D) Apesar da atual tendência da política externa brasileira ao isolacionismo, não foram ditas declarações desse tipo em 2020.

E) A política ambiental brasileira é alvo de críticas por instituições e países desde o início do atual governo e o avanço no desmatamento, que pode ser acompanhado via satélite por outros países sem a necessidade de vistoria local, é uma realidade que vem sendo utilizada como argumento nas negociações de acordos como o citado no texto associado. 





GABARITO DO PROFESSOR: E

 





 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo