Questão db0b4574-8c
Prova:UERJ 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

A desnaturação do DNA é o processo no qual as duas cadeias da molécula se separam devido à quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considere um estudo que comparou a desnaturação de quatro fragmentos de DNA − W, X, Y, Z − todos com a mesma quantidade total de bases nitrogenadas. Observe, na tabela, o percentual de timina presente em cada um:


Para os quatro fragmentos, a desnaturação foi realizada mediante aquecimento, sem alteração de pH e com mesma temperatura inicial.

No processo de aquecimento, a maior quantidade de energia foi consumida na desnaturação do seguinte fragmento:

As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.


Adaptado de mundoeducação.bol.uol.com.br.

Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.


A
W
B
X
C
Y
D
Z

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Vamos entender a questão: o processo de desnaturação do DNA ocorre quando há uma quebra das ligações de hidrogênio, como apresentado na questão. O estudo comparou os fragmentos W, X, Y, Z com as mesmas quantidades de bases nitrogenadas e realizou a desnaturação em iguais condições. Nesse processo de aquecimento, a quantidade de energia consumida por determinado fragmento foi maior que os outros. Analisando as imagens da questão, podemos observar que na união das bases nitrogenadas, há duas ligações de hidrogênio entre a adenina e a timina (A-T), e três ligações de hidrogênio entre as bases citosina e guanina (C-G). Para que ocorra a quebra de três ligações (C-G), há um gasto de energia maior que entre adenina e timina. Então, observando a tabela do percentual de timina, nota-se que o fragmento W possui 10% de timina, então também possui 10% de adenina, e o restante de citosina (40%) e guanina (40%). Quanto menor for o percentual de timina, maior será a energia gasta na quebra das ligações, pois o percentual maior estará no par (C-G), que apresenta três ligações, consumindo maior energia no rompimento. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



Analisando as opções, a maior quantidade de energia foi consumida na desnaturação do seguinte fragmento:

a) W. Para romper as ligações desse fragmento, é necessário um maior gasto de energia, pois entre as bases citosina-guanina (80% no total) há três ligações. Correta.

b) X. Esse fragmento apresenta 20% de timina, 20% de adenina, 30% de citosina e 30% de guanina, tendo um gasto de energia, mas não maior que o fragmento W. Incorreta.
c) Y. Esse fragmento possui 30% de timina, 30% de adenina (grande quantidade de bases onde há apenas duas ligações), 20% de citosina e 20% de guanina, apresentando um gasto mediano de energia , menor que os fragmentos W e X. Incorreta.
d) Z. O fragmento Z apresenta 40% de timina, 40% de adenina (maior quantidade de bases onde há apenas duas ligações, menor energia consumida), 10% de citosina e 10% de guanina, apresentando um baixo gasto de energia, sendo o menor entre os fragmentos W, X e Y. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo