Questão d8ce774f-73
Prova:USP 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Industrialização, Indústria mundial contemporânea

A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.

Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”.     

Le Monde  Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.  


O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea: a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre esse assunto, indique a alternativa correta: 

A
A produção de semicondutores está concentrada no sudeste asiático, nos países da 1ª e 2ª geração dos Tigres Asiáticos, tais como Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia. 
B
Nos últimos 20 anos, EUA e Europa vêm perdendo destaque na produção de semicondutores em decorrência da queda acentuada de investimentos em pesquisa e inovação. 
C
A crise da falta de semicondutores revela um dos efeitos negativos da globalização: a independência da cadeia produtiva em escala mundial, pouco suscetível a desequilíbrios de oferta e demanda. 
D
A Nova Divisão Internacional do Trabalho indica o predomínio geoeconômico dos países do sudeste asiático, principais produtores de semicondutores, que têm ampliado, através da China, sua participação nesse setor desde sua democratização.  
E
A escassez de semicondutores é resultado de uma interrupção momentânea da produção, em especial no sudeste asiático, devido à falta de matéria-prima, que é o início da cadeia produtiva. 

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Novas tecnologias se relacionam com os estudos de atualidade ao produzirem alterações nas formas como os seres humanos se relacionam, trabalham e se informam. As empresas do setor movimentam fabulosas quantias e o tema é amplamente abordado em provas e deve ser acompanhado com atenção no noticiário.  Sobre a crise mundial da falta de semicondutores buscamos a alternativa correta.
A) Estas nações criaram mecanismos cuidadosamente planejados para se concentrar neste tipo de produção. Isto vai desde os sistemas educacionais para a formação de especialistas até a infraestrutura necessária como transporte, energia e telecomunicações. Atualmente a extrema concentração desta produção em uma área tão restrita do planeta tem se mostrado um desafio de logística mundial.
B) Estas áreas ainda concentram a pesquisa e desenvolvimento deste tipo de tecnologia. A fabricação é que é terceirizada em países do sudeste asiático.   
C) Se existisse independência nas cadeias produtivas globais a crise não existiria. 
D) Não é possível falar em democratização do sistema político chinês, assim como esta nação apesar de ocupar lugar de destaque na produção de tecnologia no mundo atual ainda não é independente na produção de semicondutores.
E)  Os motivos da escassez são variados e estão relacionados a pandemia de covid19, a guerra comercial China x EUA, e o aumento da demanda por produtos eletrônicos com a popularização de atividades de trabalho e educação remotos. 
GABARITO DO PROFESSOR: A

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo