Questão d81a7d81-73
Prova:USP 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Ciclo Celular, Moléculas, células e tecidos

O gráfico representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular de dois tecidos humanos (1 e 2), bem como o efeito do tratamento do tecido 2 com uma substância que afeta a divisão celular: 



Os tecidos 1 e 2 e uma aplicação médica do efeito do tratamento são, respectivamente: 

A
muscular, tumoral e quimioterapia.
B
ósseo, ovariano e fertilização in vitro.
C
nervoso, tumoral e transplante.
D
epitelial, ósseo e transfusão sanguínea.
E
tumoral, nervoso e radioterapia.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão traz um gráfico que representa dois tecidos humanos em diferentes fases do ciclo celular e um dos tecidos com efeito do tratamento que afeta a divisão celular. Pede-se a alternativa correta que apresente os tecidos 1 e 2, e o tratamento aplicado. A histologia animal compreende o estudo dos tecidos e como são formados, que de acordo com o tipo de célula podem ser classificados em epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. As divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, seguindo as etapas abaixo:
• Prófase: É a etapa mais longa, o DNA duplicado na interfase se condensa e há formação do fuso mitótico, um par de centríolos migra para cada polo da célula com microtúbulos entre eles e a desintegração do nucléolo ocorre.
• Metáfase: Os cromossomos migram para o centro (plano equatorial) da célula, cada cromossomo possui duas cromátides que se prendem ao microtúbulo para se ligar ao fuso.
• Anáfase: Os cromossomos se separam pelo encurtamento das fibras de fuso, levando cada cromátide para os polos da célula.
• Telófase: A reconstrução dos envoltórios nucleares ocorre, os cromossomos chegam aos polos opostos e se descondensam, o nucléolo se reconstrói e são formadas duas células-filha diploides.
As células podem ser lábeis, estáveis ou permanentes. As células lábias possuem uma capacidade alta de regeneração, como as células de revestimento (epitelial) e órgãos do tecido hematopoiético. As células estáveis se mantem em descanso na sua maioria do tempo, porém ao receber um estímulo pode mudar e se replicar, como os fibroblastos e células de glândulas (endócrinas e exócrinas, como pâncreas e fígado). As células permanentes não apresentam capacidade de replicação e não se dividem, como as células nervosas e musculares. O tecido 1 demonstra uma maior parte do tempo na intérfase, fase de crescimento e duplicação do DNA, e um tempo muito curto de divisão celular. O tecido 2 mostra uma divisão ocorrendo em uma quantidade de tempo maior, com a intérfase menor e, como não há indicação de fases I ou II em cada etapa da divisão celular, conclui-se que se trata de uma divisão mitótica. O tecido 2 tratado mostra a única fase prófase ocorrendo, sem avançar na divisão celular para a metáfase, fase onde inicia a separação das cromátides. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014)

 


Os tecidos 1 e 2 e uma aplicação médica do efeito do tratamento são, respectivamente: 

A) muscular, tumoral e quimioterapia. CORRETA. O tecido 1 apresenta maior parte na interfase, apresentando pouca divisão celular, como uma célula permanente; o tecido 2 apresenta divisões celulares em grande quantidade, o que é visto em células tumorais, com alto poder de multiplicação (células lábeis); e o tecido 3 com o tratamento da quimioterapia perde a capacidade de prosseguir na divisão celular, se mantendo na prófase.
 
B) ósseo, ovariano e fertilização in vitroIncorreta. O tecido 1 apresenta maior parte na interfase, com pouca divisão celular, o que não é característica do tecido ósseo; o tecido 2 apresenta divisões celulares em grande quantidade, mas não são células germinativas nessa situação, e sim somáticas (mitose); e o tecido 3 com o tratamento perde a capacidade de prosseguir na divisão celular, se mantendo na prófase, o que não se associa a fertilização in vitro.

C) nervoso, tumoral e transplante. Incorreta. O tecido 1 apresenta maior parte na interfase, com pouca divisão celular, e o tecido nervoso é permanente, ele perde a capacidade de replicação; o tecido 2 apresenta divisões celulares em grande quantidade, o que é visto em células tumorais, com alto poder de multiplicação (células lábeis); e o tecido 3 com o tratamento perde a capacidade de prosseguir na divisão celular, um transplante não interromperia o processo.


D) epitelial, ósseo e transfusão sanguínea. Incorreta. O tecido 1 apresenta maior parte na interfase, apresentando pouca divisão celular, e a célula epitelial possui alta capacidade de replicação; o tecido 2 apresenta divisões celulares em grande quantidade, o que pode ser visto em tecidos ósseos; e o tecido 3 com o tratamento da perde a capacidade de prosseguir na divisão celular, uma transfusão não é capaz de estacionar essa divisão na prófase.

E) tumoral, nervoso e radioterapia. Incorreta. O tecido 1 apresenta maior parte na interfase, apresentando pouca divisão celular, e uma célula tumoral possui alta capacidade de replicação; o tecido 2 apresenta divisões celulares em grande quantidade, o que não pode ser visto em tecido nervoso, pois são células permanentes; e o tecido 3 com o tratamento da radioterapia poderia de perder a capacidade de prosseguir na divisão celular.


Gabarito do Professor: A


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo