Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta, pois o processo migratório do Nordeste para o Sudeste não foi fruto de política dos governos do Sudeste. Ele ocorreu em virtude, principalmente, das precárias condições de vida no Nordeste e da esperança de se encontrar trabalho e uma vida melhor no Sudeste.
A alternativa (B) está incorreta porque não houve priorização de nenhum tipo. O fluxo migratório aconteceu por razoes de cunho social e a maior parte dos migrantes não tinha qualificação profissional.
A alternativa (C) está correta. Com o processo migratório não planejado, as cidades acabaram recebendo contingente populacional maior do que a capacidade original, causando o chamado fenômeno do inchaço urbano. São Paulo é um grande exemplo disso.
A alternativa (D) está incorreta porque não houve valorização do trabalho. Os migrantes que chegavam aos grandes centros do Sudeste estavam dispostos a trabalhar por um salário menor do que a média local, embora fosse maior do que os salários recebidos em suas cidades de origem. Isso gera uma desvalorização do trabalho, e não uma valorização.
A alternativa (E) está incorreta, pois quanto mais qualificado for um individuo, maior versatilidade profissional ele tem, e não o contrário como se afirma na alternativa (E).