Questão d12ed129-04
Prova:FGV 2020
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica

Dentre as diversas bases técnicas que se vão incorporando ao território e dotando cada região de novas qualidades materiais e possibilidades organizacionais, queremos destacar os sistemas de movimento do território, isto é, o conjunto indissociável de sistemas de engenharia (fixos) e de sistemas de fluxos (materiais e imateriais) que respondem pela solidariedade geográfica entre os lugares.

(Fábio B. Contel. “Os sistemas de movimento no território brasileiro”. In: Milton Santos e María L. Silveira. O Brasil, 2006.)

A movimentação destacada no excerto subsidia a fluidez

A
da especulação financeira.
B
das zonas econômicas especiais.
C
dos monopólios empresariais.
D
das relações de produção.
E
da divisão territorial do trabalho.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas e culturais que devem ser estudadas a partir de conhecimentos de História, Geografia e complementadas com o acompanhamento atento do noticiário.  O texto associado aborda aspectos da globalização contemporânea e destaca um específico que é a fluidez. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o aspecto considerado como fluído no texto.
A) O texto destaca que o aspecto é uma base  técnica o que não corresponde aos aspectos especulativos do capital.
B) O texto não aborda aspectos alfandegários ou tributários que caracterizam as zonas econômicas especiais.
C) Monopólios empresariais não são normalmente associados a sistemas de fluxos materiais e imateriais entre diferentes lugares já que tendem a concentração espacial.
D) Sistemas de movimento de território aliados as bases técnicas não apontam as necessidades de insumos e infraestruturas necessárias para caracterizar relações de produção.
E) Bases técnicas que contribuem para dotar novos territórios de qualidades materiais significam a possiblidade de organizar territorialmente as formas de utilização da força de trabalho e consequentemente espacializar a produção. Divisão territorial do trabalho significa definir o que cada espaço se especializa em produzir e por que   e desta forma determinar as razões das diferenciações econômicas entre os espaços. 

GABARITO DO PROFESSOR: E   

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo