Questão d0da8352-f2
Prova:USP 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Desde 2013, a cobertura vacinal para doenças como caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite vem caindo ano a ano em todo o país, devido, entre outros motivos, ____I____. Contudo, sabe‐se que a vacina é o único meio de prevenir essas doenças e consiste na inoculação de _____II_____.


As lacunas I e II podem ser corretamente preenchidas por:

A

I- à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde pública.

II- anticorpos que estimulam uma resposta imunológica passiva contra uma doença específica, em pessoas saudáveis.

B

I- a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo.

II- vírus patogênicos modificados em laboratório, causando a cura pela competição com os vírus não modificados da pessoa doente.

C

I- a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo.

II- antígenos do agente patogênico, estimulando uma resposta imunológica ativa, em pessoas saudáveis.

D

I- ao alto custo dessas vacinas, não coberto pelo sistema público, o que as torna inacessíveis a grande parte da população.

II- antígenos do agente patogênico para garantir a cura em um curto espaço de tempo, em pessoas doentes.

E

I- à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde pública.

II- anticorpos específicos produzidos em outro organismo, que se multiplicam e eliminam o agente patogênico, em pessoas doentes.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Os agentes patogênicos são organismos que utilizam do corpo humano como fonte de alimento. Eles podem ser vírus, protozoários, bactérias ou vermes. Muitas das doenças virais são adquiridas apenas uma vez na vida, e o indivíduo se torna imune a essa doença pelos linfócitos (células de defesa) serem capazes de produzir anticorpos específicos, gerando uma memória imunitária. Essa imunidade pode ser criada de forma artificial (vacinação) no organismo, por meio inoculação de partículas ou proteínas virais mortas ou atenuadas, que ao reconhecer, inativam o vírus. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)
Analisando as alternativas:
A - não observamos baixa incidência como motivo para a não vacinação, e os anticorpos não são inoculados, são os antígenos mortos ou atenuados, para que os anticorpos que o indivíduo já possui possam fazer o reconhecimento.
B - os movimentos tem sido grande problema atualmente, mas os vírus não causam a cura de doenças.
C - os movimentos antivacinação tem sido um grande problema atualmente e os antígenos estimulam a imunidade. Opção correta.
D - as campanhas de vacinação ocorrem na rede pública, não são de alto custo, e as vacinas não promovem a cura de doenças, estimulam o sistema imunológico para inativar os vírus.
E - mesmo se houver baixa incidência, não é motivo para deixar de promover a vacinação, pois sempre é um risco para a população, e os anticorpos não são inoculados, são os antígenos mortos ou atenuados. 
Gabarito do professor: C

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo