Questão ce4a829e-29
Prova:UNESP 2016
Disciplina:Inglês
Assunto:Interpretação de texto | Reading comprehension

O argumento do médico se baseia em

Leia a charge para responder à questão.

                  

A
escolaridade.
B
tempo de vida útil.
C
lazer.
D
aposentadoria.
E
rotina.

Gabarito comentado

Joana PessoaProfessora de Inglês e Tradutora de Textos - Inglês/Português.
A questão envolve a interpretação de uma charge. Uma charge é um desenho humorístico (caricatura), com ou sem elemento textual (tais como, legenda ou balão), que tem como objetivo apresentar uma crítica a, ou sátira de, algum aspecto social ou político.
Na charge sob análise, vemos a reprodução da consulta médica de um advogado. Trata-se de uma situação cotidiana e o candidato deverá lançar mão do conhecimento adquirido ao longo de sua vida (conhecimento empírico) a respeito dos personagens retratados na charge a fim de interpretá-la.
Na legenda, temos as palavras do médico: “Se você parar de fumar agora, você adicionará três anos à sua vida. Como você é advogado, são cerca de seis mil horas faturáveis."
A charge em questão satiriza a figura do advogado. O candidato deve lembrar-se que as sátiras são composições que envolvem ridicularização de vícios e imperfeições. Ora, de acordo com o senso comum, aos advogados interessa apenas o lucro, o dinheiro. É esta imperfeição comumente atribuída aos advogados que a charge explora.
É indispensável que o candidato saiba que os advogados cobram seus clientes por horas trabalhadas. Assim, “horas faturáveis" são as horas passíveis de cobrança, correspondem às horas dedicadas pelo advogado ao caso do cliente.
O médico, para convencer o advogado a parar de fumar, tenta demonstrar para ele o quanto ele poderá lucrar caso pare de fumar e prolongue sua vida. Em outras palavras, segundo o chargista, viver mais não seria vantajoso o suficiente para convencer o advogado a parar de fumar; ganhar mais dinheiro, sim.
A banca quer saber em que se baseia o argumento do médico, dentre as opções a seguir:


Alternativa A.
Escolaridade se refere ao período de educação, de estudo ou de aprendizagem. Diz respeito ao período de permanência de um individuo na vida escolar. Assim, quanto maior o grau de escolaridade, maior foi a permanência daquela pessoa nos diferentes níveis de estudo.
Ora, o argumento do médico discorre sobre a possibilidade de mais horas a serem cobradas do cliente caso o advogado viva mais. Não há menção ao tempo dedicado ao estudo pelo advogado. A alternativa A está, pois, ERRADA.

Alternativa B.
Vida útil diz respeito a durabilidade, que é a capacidade de um produto físico em preservar as suas características funcionais sem necessitar de manutenção ou reparos. Tempo de vida útil, portanto, corresponde ao tempo que algo pode ser usado sem perder suas características essenciais.
Sabemos que os advogados cobram seus clientes por horas trabalhadas. Na charge, o médico tenta demonstrar para o advogado o quanto ele poderá lucrar caso pare de fumar e prolongue sua vida. Isto porque, o advogado aumentará o período em que exerce sua atividade laboral e poderá, assim, receber pelas horas trabalhadas neste período acrescido à sua vida. Ou seja, se fosse um produto, o advogado aumentaria sua durabilidade (período em que preserva suas características funcionais).
Assim, a alternativa B está CORRETA.

Alternativa C.
Lazer diz respeito ao tempo livre de uma pessoa, dedicado a momentos de descanso, de folga, de passatempo, de distração ou entretenimento.
Como vimos na análise da alternativa anterior, com base na crença de que aos advogados interessa apenas o dinheiro, o médico tenta convencer seu paciente a parar de fumar afirmando que, com mais tempo de vida, o advogado poderá ganhar mais dinheiro. Advogados cobram pelas horas trabalhadas. Assim, as horas eventualmente dedicadas ao lazer não fazem parte do argumento de convencimento do médico.
A alternativa C está ERRADA.

Alternativa D.
Aposentadoria corresponde ao afastamento de um trabalhador do serviço ativo (seja por invalidez ou por tempo de serviço).
Ora, já vimos que os advogados cobram pelas horas trabalhadas. O acréscimo de anos de vida para o gozo da aposentadoria é contrário ao argumento do médico de que vivendo mais o advogador teria mais horas faturáveis, justamente porque o mesmo não estará trabalhando.
A alternativa D está ERRADA.

Alternativa E.
Rotina é prática constante. É o hábito, o costume.
O médico quer, justamente, quebrar o hábito de fumar de seu paciente. Porém, a rotina não é a base do argumento médico. Como vimos, a base do argumento médico é a possibilidade de, ao quebrar o hábito, viver mais e ganhar mais dinheiro.
Assim, também está ERRADA a alternativa E.


GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo