Leia o fragmento de reportagem.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente
o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do
Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
[...] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial
de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de
participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre
caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa
e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras
conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países.
Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan. Agência Brasil, 01 ago. 2019.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estados-unidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan> Acesso em 29 set. 2019.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto
abordado, assinale a alternativa correta.
Leia o fragmento de reportagem.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
[...] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países.
Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan. Agência Brasil, 01 ago. 2019.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estados-unidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan>
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Resposta: Alternativa A
Tema central: alianças militares e o papel da OTAN no sistema internacional. É preciso entender o que é a OTAN, quando foi criada e qual a sua finalidade histórica (contexto da Guerra Fria) e distinguir esse organismo de outras formas de cooperação militar, como o status de “major non‑NATO ally” concedido pelos EUA.
Resumo teórico: A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949 como uma aliança defensiva coletiva entre países da América do Norte e Europa Ocidental, tendo como propósito principal conter a expansão soviética e garantir a defesa mútua (Artigo 5º). Já o conceito de “aliado extra‑OTAN” ou major non‑NATO ally é uma designação dos EUA que facilita cooperação militar e venda de material, mas não confere as garantias coletivas da OTAN nem equivale à adesão à aliança (fontes: NATO; Departamento de Estado dos EUA; cobertura jornalística).
Por que a alternativa A está correta: França, Espanha e Canadá são membros da OTAN; a organização foi constituída em 1949 no contexto da Guerra Fria e teve como objetivo conter a influência e expansão da União Soviética/socialismo estatal naquela época. A alternativa resume corretamente esses pontos essenciais.
Análise das incorretas:
B — Incorreta. O Brasil recebeu em 2019 o status especial dos EUA, mas afirmar que foi “o primeiro na América Latina e o quarto no mundo” é impreciso: vários países já eram reconhecidos como major non‑NATO allies antes de 2019 (ex.: Austrália, Japão, Israel, Coreia do Sul, entre outros).
C — Incorreta. Não houve cancelamento do status pelo Congresso dos EUA em razão das queimadas; a designação é prerrogativa executiva e, até aquela data, manteve‑se sem revogação parlamentar pública.
D — Incorreta. O secretário‑geral da OTAN não vincula o status de aliado extra‑OTAN a um “primeiro passo” para adesão: ser major non‑NATO ally dos EUA não implica processo automático de ingresso na OTAN, que exige convite e ratificação pelos membros.
E — Incorreta. A OTAN foi criada em 1949, antes da dissolução da URSS (1991); seu surgimento está ligado ao contexto pós‑Segunda Guerra e ao início da Guerra Fria, não à dissolução soviética.
Fontes sugeridas: NATO — History (nato.int); Departamento de Estado / DoD sobre “Major Non‑NATO Ally”; reportagem Agência Brasil (01/08/2019).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






