O município de Paranavaí, localizado no noroeste do
Paraná, se destaca na agricultura pelo plantio da
mandioca (Manihot esculenta), laranjeira (Citrus
sinensis) e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum).
Sobre essas culturas agrícolas, assinale o que for
correto.
O município de Paranavaí, localizado no noroeste do Paraná, se destaca na agricultura pelo plantio da mandioca (Manihot esculenta), laranjeira (Citrus sinensis) e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum).
Sobre essas culturas agrícolas, assinale o que for
correto.
Gabarito comentado
Alternativa correta: B
Tema central: tipos de fruto, órgãos vegetais (raízes e caules) e modos de polinização — conceitos básicos de morfologia e fisiologia vegetal exigidos em provas de Biologia.
Resumo teórico essencial
Frutos suculentos (carnosos) são aqueles cujo pericarpo é fleshy; entre eles estão as bagas. A laranja é um caso especial: um hesperídio, que é uma baga modificada com epicarpo coriáceo (casca) e mesocarpo/ endocarpo suculentos — portanto enquadra‑se entre frutos carnosos tipo baga (Fontes: Raven & Johnson; Taiz & Zeiger).
Análise das alternativas
A — Incorreta. “Estipe” refere‑se a um caule tipo em palmeiras (Arecaceae). A cana‑de‑açúcar é uma gramínea com colmo (caule herbáceo articulado), não estipe.
B — Correta. Frutos como a laranja são suculentos; botanicamente são hespéridios, que são considerados um tipo especializado de baga (fruto carnoso). Assim, a classificação como fruto carnoso do tipo baga é aceita em questões de concurso.
C — Incorreta. A absorção de água e sais ocorre principalmente na zona de maturação das raízes, onde ficam os pelos radiculares. A coifa (caliptra) protege o meristema apical, não é a região ativa na absorção.
D — Incorreta. A mandioca apresenta raízes tuberosas de reserva (raízes modificadas), não tubérculos caulinares. Tubérculo (ex.: batata) é caule subterrâneo; a mandioca armazena amido em raízes.
E — Incorreta. A polinização das laranjeiras é majoritariamente por insetos (abelhas); morcegos não são os polinizadores principais do citrus.
Fontes recomendadas: Raven & Johnson — Biologia; Taiz & Zeiger — Fisiologia Vegetal; Salisbury & Ross — Plant Physiology for reference on roots, caules e frutos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






