Fatores de transcrição como o EIN3 e EIL1 são proteínas
essenciais no controle da expressão genética. Quando elas
se ligam ao DNA de células eucarióticas, permitem que
haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA,
possibilitando, assim, a transcrição e a futura tradução.
Caso a equipe de pesquisadores consiga suprimir fatores
de transcrição como o EIN3 e o EIL1 em algumas células,
elas deverão apresentar, quando comparadas às demais
células,
Leia o texto para responder a questão.
Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas.
“Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo
o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”,
explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.
“Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com
outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas
plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.
“Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como EIN3 e EIL1 representam uma integração
fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.<http://tinyurl.com/jrz82hw> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.
Gabarito comentado
Resposta correta: E - menor concentração de RNA
Tema central
Trata-se da relação entre fatores de transcrição (proteínas reguladoras) e a expressão gênica em células eucarióticas — essencial para entender como mudanças na regulação gênica afetam níveis de moléculas celulares (especialmente RNA).
Resumo teórico
Fatores de transcrição (como EIN3 e EIL1) facilitam a ligação da RNA-polimerase ao promotor, iniciando a transcrição do DNA em RNA mensageiro (mRNA). Se esses fatores são suprimidos, há menor recrutamento da RNA-polimerase e, portanto, redução da síntese de RNA (principalmente mRNA). (Ver: Alberts et al., Molecular Biology of the Cell; Taiz & Zeiger, Plant Physiology.)
Justificativa da alternativa correta
Suprimir fatores de transcrição diminui diretamente a taxa de transcrição → menos RNA nas células afetadas. Logo, a alternativa E é a correta porque estabelece a consequência imediata e direta da perda da função desses reguladores.
Análise das alternativas incorretas
A – maior concentração de DNA: Errado. Quantidade de DNA na célula (exceto em eventos como duplicação cromossômica) não aumenta por supressão de TFs; a presença de TFs não altera o conteúdo genômico.
B – maior concentração de clorofilas: Errado. Clorofila depende de síntese enzimática e de regulação específica; suprimir EIN3/EIL1 não causa aumento direto de clorofila — além disso, espera‑se efeito contrário se houver redução de expressão de genes necessários.
C – maior concentração de cloroplastos: Errado. O número de organelas muda por divisão ou biogênese coordenada, não imediatamente por perda de um TF de via do etileno; não é consequência direta.
D – menor concentração de celulose: Errado. Síntese de celulose envolve enzimas da parede celular; embora regulação gênica possa afetá‑las, não há relação direta e imediata entre suprimir esses fatores específicos e queda obrigatória de celulose.
Dica de interpretação
Procure a relação de causa e efeito: pergunte-se "o que muda imediatamente quando a função do elemento X é reduzida?" Aqui, o vínculo mais direto é entre fatores de transcrição e níveis de RNA.
Fontes: Alberts et al., Molecular Biology of the Cell; Taiz & Zeiger, Plant Physiology and Development — referências clássicas sobre transcrição e regulação em eucariotos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






