Questão bbfb37ba-be
Prova:ENEM 2007
Disciplina:Biologia
Assunto:Qualidade de vida das populações humanas

Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram consumidores da bebida. Quando analisada a distribuição etária desse consumo, outro choque: a pesquisa evidenciou que 41,2% de estudantes da educação básica da rede pública brasileira já haviam feito uso de álcool.
Dados atuais apontam que a porcentagem de dependentes de álcool subiu para 15%. Estima-se que o país gaste 7,3% do PIB por ano para tratar de problemas relacionados ao alcoolismo, desde o tratamento de pacientes até a perda da produtividade no trabalho. A indústria do álcool no Brasil, que produz do açúcar ao álcool combustível, movimenta 3,5% do PIB.

Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n.º 4, dez./2006 e Internet: Imagem 034.jpg (com adaptações).

A partir dos dados acima, conclui-se que

A
o país, para tratar pessoas com problemas provocados pelo alcoolismo, gasta o dobro do que movimenta para produzir bebida alcoólica.
B
o aumento do número de brasileiros dependentes de álcool acarreta decréscimo no percentual do PIB gasto no tratamento dessas pessoas.
C
o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo do álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade.
D
as mulheres representam metade da população brasileira dependente de álcool.
E
o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de álcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indústria do álcool.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz um texto sobre o uso do álcool na população, com 17,1% dos consumidores da população masculina e 5,7% da população feminina, e evidenciado que 41,2% de estudantes da educação básica já haviam ingerido álcool. A porcentagem de dependentes subiu de 11,2% para 15% e o país gasta 7,3% do PIB/ano para tratamentos, movimentando 3,5% do PIB com a indústria do álcool. Pede-se uma interpretação dos dados da questão. O alcoolismo é classificado pela OMS como uma doença psiquiátrica, que pode causar danos físicos e psicológicos. O abuso do álcool pode gerar dependência e causar danos para a saúde, fator muito preocupante quando o uso de álcool começa em jovens estudantes que não deveriam ter acesso à bebida alcoólica. É preciso orientar e expor a preocupação com a saúde para jovens, pois podem ter sérios problemas de alcoolismo no futuro. (Portal Organização Mundial de Saúde. Alcoolismo. Acesso em julho de 2020)
Essa é uma questão com muitos detalhes interpretativos que exigem atenção na leitura!

Analisando os dados fornecidos na questão,
a) o país, para tratar pessoas com problemas provocados pelo alcoolismo, gasta o dobro do que movimenta para produzir bebida alcoólica. O país gasta o dobro do que movimenta para a indústria do álcool, produzindo desde o açúcar ao álcool combustível, englobando todas as produções do álcool, e não apenas a bebida alcoólica. Incorreta.
b) o aumento do número de brasileiros dependentes de álcool acarreta decréscimo no percentual do PIB gasto no tratamento dessas pessoas. De acordo com o texto, esse aumento não acarretou em decréscimo no percentual do PIB. Incorreta.
c) o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo do álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade.
Pela distribuição etária, muitos jovens estudantes fazem uso de álcool, gerando uma responsabilidade social e familiar a ser combatida. CORRETA.
d) as mulheres representam metade da população brasileira dependente de álcool.
O percentual da população brasileira dependente era de 11,2% e passou a ser 15%, não demonstrando o gênero nos índices, sendo impossível saber qual seria a porcentagem da população apenas feminina. Incorreta.
e) o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de álcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indústria do álcool. Não há informação no texto sobre o crescimento da indústria do álcool a partir dos brasileiros dependentes, apenas do crescimento no número de dependentes. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra C.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo