Questão b4ad320b-dd
Prova:UEFS 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Mendel foi um revolucionário dentro do seu meio e do seu tempo. Aceitando o evolucionismo e a teoria da seleção natural, apesar de discordar de Darwin em vários pontos, assumia, na sua qualidade de sacerdote, uma posição altamente arrojada para a sua época. [...] Mendel introduziu um padrão matemático onde antes havia confusão, tendo descoberto leis estatísticas que regem fenômenos dantes considerados como misteriosos e caóticos. O universo biológico é um universo mendeliano. (FREIRE-MAIA, 1995, p. 46)

Em relação aos experimentos clássicos realizados por Mendel com Pisum sativum, que permitiram, posteriormente, revolucionar a nossa compreensão a respeito da hereditariedade, é possível afirmar:

A
Os cálculos estatísticos utilizados por Mendel em seus experimentos com ervilhas-de-cheiro permitiram estabelecer uma proporção fenotípica de 1:2:1, nos resultados da F2.
B
A espécie utilizada nos clássicos experimentos mendelianos favoreceu a obtenção de resultados precisos por apresentar gerações de ciclo longo com pequena produção de descendentes.
C
O cruzamento entre tipos puros produziu na F1 100% de descendência híbrida que, ao ser autofecundada, determinou uma F2 com a presença dos dois tipos de fenótipos presentes na geração parental.
D
A presença do tipo recessivo na F2 esclarece a presença de um único alelo na determinação das características analisadas.
E
Cada característica estudada é determinada por um par de fatores que se segregam na fecundação e se recombinam na formação dos gametas.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo