Questão b111d435-15
Prova:FGV 2018
Disciplina:Inglês
Assunto:Interpretação de texto | Reading comprehension

With respect to countries in which polygamy is practiced, the information in the article supports all of the following except


A
they are usually among the world’s most unstable countries.
B
they are invariably ruled by undemocratic national governments.
C
they tend to suffer from widespread internal violence.
D
they often act aggressively against neighboring countries.
E
they are not necessarily poor.

Gabarito comentado

Joana PessoaProfessora de Inglês e Tradutora de Textos - Inglês/Português.
Trata-se de questão de interpretação de texto na qual o candidato deve assinalar a alternativa a respeito dos países onde se pratica a poligamia que NÃO está fundamentada no texto.

O texto discorre sobre os efeitos da poligamia. O primeiro parágrafo traz o exemplo de William, um especialista em TI do Sudão do Sul que está em busca de sua segunda esposa. No segundo parágrafo, o texto esclarece que poucos sul-sudaneses veem a conexão entre a poligamia e a guerra civil que assola o país, apontando outros motivos para o conflito, como o tribalismo ou a riqueza do petróleo, dentre outros. O terceiro parágrafo esclarece que, onde quer que a poligamia seja amplamente praticada, tem-se uma desigualdade que desestabiliza aquela sociedade. Isso porque, há disponibilidade finita de mulheres e, quando um homem rico se casa mais uma vez, diminuem as chances dos jovens mais pobres se casarem e um jovem fará qualquer coisa para evitar isso. No quarto parágrafo, o texto traz dados que comprovam que as sociedades polígamas são mais violentas e instáveis, e também explica que essas culturas são patrilineares e patrilocais e que a família do noivo paga um preço pela noiva, a fim de compensar a família pelo custo de criá-la. O quinto e último parágrafo esclarece que sociedades que estabelecem pagamento pelas noivas, e onde a riqueza é distribuída de maneira desigual, se prestam à poligamia, consequentemente, fazem subir o preço das noivas. Tal aumento faz com que os homens contraiam matrimônio cada vez mais tarde, pois precisam de tempo para economizar; e as mulheres se casem cada vez mais cedo, já que a maioria das famílias precisará casar suas filhas antes de poderem adquirir noivas para seus filhos.

Vamos, pois, às alternativas:

Alternativa A.
VERDADEIRO. Eis o trecho do texto que cita este fato: “The taking of multiple wives is a feature of life in all of the 20 most unstable countries on the Fragile States Index compiled by the Fund for Peace, an NGO."

Alternativa B.
FALSO. A informação de que os países que adotam a poligamia são, invariavelmente, geridos por governos antidemocráticos não consta no texto.

Alternativa C.
VERDADEIRO. Mais de um trecho do texto confirma esta afirmação. Neste trecho, o texto faz conexão entre a poligamia e a Guerra Civil no Sudão do Sul: “Few South Sudanese see the connection between these matrimonial customs and the country's horrific civil war." Neste outro, afirma que sociedades poligâmicas são mais sangrentas: “Polygamous societies are bloodier (…)". E o terceiro parágrafo esclarece que onde a poligamia é largamente praticada, a instabilidade social é maior pois um jovem é capaz de qualquer coisa a fim de evitar ficar sem esposa: “Wherever it is widely practised, polygamy destabilizes society, largely because it is a form of inequality which creates an urgent distress in the hearts, and loins, of young men. (…) Young men will take desperate measures to avoid this state."

Alternativa D.
VERDADEIRO. É o que se vê no seguinte trecho: “Polygamous societies are bloodier, more likely to invade their neighbours and more prone to collapse than others are." (grifo nosso).

Alternativa E.
VERDADE. A poligamia é ilegal na maioria dos países ricos, não em todos. Veja o trecho: “Because polygamy is illegal in most rich countries, many Westerners underestimate how common it is." (grifo nosso).


GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo