Questão aee698d9-4e
Prova:UNB 2014
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política

Este ano celebra-se o centenário de uma conflagração de dimensões continentais. Também se cumpre o 25.º aniversário da implosão do império soviético. Os acontecimentos de 1914 e 1989 condicionaram o século XX. Os primeiros 13 anos do século passado podem ser considerados um prolongamento do século XIX. A década posterior a 1990 se confunde com o início do século XXI. O período entre 1914 e 1989 se identifica com o surgimento dos totalitarismos, o enfrentamento militar entre as grandes potências e o fim da hegemonia europeia.
Rodrigo Botero Montoya. Lições da Grande Guerra e da Queda do Muro de Berlim. In: O Globo, 3/3/2014, p. 14.

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item, relativos à história mundial contemporânea e a aspectos linguísticos do texto.

Em larga medida, as aspirações de expansionismo territorial dos países do Eixo desempenharam importante papel na eclosão da Segunda Guerra Mundial.

C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

J
Jair CaldeiraMonitor do Qconcursos

Resposta: C — Certo

Tema central: a relação entre as aspirações expansionistas dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. É preciso entender como políticas exteriores revanchistas e imperialistas contribuíram para o conflito.

Resumo teórico: O conceito-chave é expansionismo territorial — políticas estatais voltadas para conquista/annexação de territórios. No período entreguerras, estas ambições combinaram-se com nacionalismo agressivo, revanchismo contra o Tratado de Versalhes e ideologias totalitárias. Historicamente, as ações expansionistas precipitaram crises e confrontos que desencadearam a guerra.

Justificativa da alternativa correta:

  • Alemanha (Hitler): política de Lebensraum, reocupação da Renânia, anexação da Áustria (Anschluss), Sudetos e invasão da Polônia (1939) — passos diretos para guerra.
  • Itália (Mussolini): campanhas na Etiópia (1935–36) e invasão da Albânia; ambições mediterrâneas e africanas que tensionaram o sistema internacional.
  • Japão: agressões na Manchúria (1931) e na China (desde 1937) visando hegemonia na Ásia-Pacífico.
Esses programas expansionistas criaram alianças, polarizaram potências e geraram respostas militares, sendo, portanto, fator importante e direto da eclosão do conflito (ver Richard Overy, The Origins of the Second World War; A. J. P. Taylor, The Origins of the Second World War).

Análise da alternativa contrária (E — Errado): dizer que as aspirações expansionistas não desempenharam papel importante contraria evidência empírica: invasões e anexações foram causas imediatas de confrontos. Embora haja outras causas (crises econômicas, falhas da Liga das Nações, rivalidades inter-imperiais), negar a importância do expansionismo seria uma leitura incompleta.

Dica de prova: ao ver termos como "expansionismo" e "países do Eixo", relacione rapidamente com atos concretos (invasões, anexações) e cronologia (anos 30). Procure conexões causa-efeito — se houve invasão territorial, haverá ligação direta com início de hostilidades.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo