Questão ada26449-57
Prova:ENEM 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Evolução biológica, Origem e evolução da vida

    O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).



NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T. Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus. In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2001. Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).


Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos

A
originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.
B
passaram por mutações similares a esses organismos.
C
observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
D
resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
E
sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz seis imagens explicando sobre os polvos miméticos e seus comportamentos curiosos, e que em 1, 3 e 5 mimetizaram os animais peixe-linguado (2), peixe-leão (4) e serpente-marinha (6), respectivamente. Pergunta-se o motivo dessa capacidade ter se estabelecido, do ponto de vista evolutivo. Segundo Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver, com descendência e variação em longo prazo. Quando um indivíduo apresenta determinada característica que o beneficia em relação aos demais e o faz sobreviver, ele inicia o processo de seleção natural, que seleciona os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente em determinado momento. O animal como o polvo mimético realiza o mimetismo, uma adaptação de animais (incluindo plantas) que imita as características de determinadas espécies para se proteger. Esse é um comportamento variável de acordo com o ambiente que o polvo se encontra, nesse caso se parecendo com um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos

A) originaram-se do mesmo ancestral que esses animais. Incorreta. O polvo e os demais animais que foram utilizados para mimetizar possuem filos diferentes, não há como afirmar uma ancestralidade em comum.

B) passaram por mutações similares a esses organismos. Incorreta. O polvo, o peixe-linguado, o peixe-leão e a serpente-marinha não se parecem geneticamente, e não há informação no enunciado sobre a ocorrência de alguma mutação.

C) observaram esses animais em seus nichos ecológicos. Incorreta. A observação dos nichos engloba diversas características e não são as mesmas para todos os animais, cada um terá um nicho diferente, não sendo uma capacidade evolutiva que leva a mimetização.

D) resultaram de convergência adaptativa com essas espécies. Incorreta. Os polvos e os animais pertencem a filos diferentes, e não há convergência, pois os polvos não apresentarão sempre as mesmas características dos animais que imitam no ambiente.

E) sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos. CORRETA. Os polvos que conseguiam realizar alguma mimetização sobreviviam e se reproduziam, enquanto os demais não conseguiam sobreviver, ocorrendo um processo de seleção natural por pressão de comportamentos.

Gabarito do Professor: Letra E.



Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo