Questão aca95403-57
Prova:ENEM 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica, Geografia Política

    Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).

No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de

A
ameaças de extinção social.
B
políticas de incentivos estatais.
C
relações de natureza arbitrária.
D
valorações de conexões simétricas.
E
hierarquizações de origem biológica.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
O texto associado aborda uma definição científica amplamente aceita do conceito de minoria social. O enunciado busca a alternativa que melhor se relacione com as ideias do texto.

A) O texto aborda critérios para a definição de uma minoria social e não trata de estratégias de genocídio ou de perseguição social a minorias. 

B) A ação estatal não está entre os aspectos abordados no texto.

C) Considera-se arbitrário tudo aquilo que não segue critérios previamente definidos e depende das relações de poder presentes  entre as partes. Assim relações de natureza arbitrária são as relações de dominação citadas no texto que podem existir entre grupos numericamente desiguais que mesmo assim podem ser maiores em quantidade e subalternos em relação a outros numericamente inferiores mais de maior status social e por isso capazes de exercer dominação. 

D) Conexões simétricas são as que possuem o mesmo tamanho o que não é definitivamente o caso do trecho de texto associado.

E) Não há qualquer tipo de menção a aspectos biológicos no texto. 

GABARITO DO PROFESSOR: C










Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo