Questão 9e19efb0-5f
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Biologia
Assunto:Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são representantes da classe dos Aracnídeos. Esses animais são terrestres em sua grande maioria e ocupam os mais variados hábitats, tais como montanhas altas, pântanos, desertos e solos arenosos. Podem ter sido os primeiros representantes do filo Arthropoda a habitar a terra seca.

A característica que justifica o sucesso adaptativo desse grupo na ocupação do ambiente terrestre é a presença de

A
quelíceras e pedipalpos que coordenam o movimento corporal.
B
excreção de ácido úrico que confere estabilidade ao pH corporal.
C
exoesqueleto constituído de quitina que auxilia no controle hídrico corporal.
D
circulação sanguínea aberta que impede a desidratação dos tecidos corporais.
E
sistema nervoso ganglionar que promove a coordenação central do movimento corporal.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão cita quatro representantes dos Aracnídeos, pertencentes ao filo dos Artrópodes, e informa que podem ter sido os primeiros desse filo a habitar terra seca. O enunciado pede uma característica adaptativa desses organismos na ocupação do ambiente terrestre, que permitiram esse sucesso. 

Os artrópodes são animais que possuem o corpo protegido por um exoesqueleto de quitina (polissacarídeo) que evita a perda de água e confere proteção, e dividido em cabeça, tórax e abdome, além de possuírem apêndices articulados (quelíceras, patas, antenas, pedipalpos), com indivíduos pertencentes às classes dos insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. O texto fala especificamente sobre os aracnídeos, mas no enunciado pede uma característica dos ARTRÓPODES na conquista do ambiente terrestre. Uma adaptação ao meio ambiente que confere resistência em terra seca deve ser que evite a perda de água, prevenindo a desidratação desses invertebrados do grupo dos artrópodes. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


Fonte da imagem: Site euquerobiologia.com.br


A característica que justifica o sucesso adaptativo desse grupo na ocupação do ambiente terrestre é a presença de

a) quelíceras e pedipalpos que coordenam o movimento corporal. Esses apêndices articulados coordenam o movimento, mas não são a justificativa para a ocupação do ambiente terrestre. Incorreta.

b) excreção de ácido úrico que confere estabilidade ao pH corporal. Essa excreção ocorre principalmente nos insetos, e bem pouco nos aracnídeos, sendo a excreta adaptada para o ambiente seco, mas não uma característica geral para os artrópodes. Incorreta.

c) exoesqueleto constituído de quitina que auxilia no controle hídrico corporal. O exoesqueleto dos artrópodes em geral evita a perda de água (é impermeável), auxiliando nesse controle hídrico e permitindo, assim, uma adaptação de sucesso para a ocupação do ambiente terrestre. CORRETA.

d) circulação sanguínea aberta que impede a desidratação dos tecidos corporais. A circulação aberta não é vantajosa, os animais vertebrados na linha evolutiva possuem sistema circulatório fechado, o que garantiu muito mais o sucesso em terra seca. Incorreta.

e) sistema nervoso ganglionar que promove a coordenação central do movimento corporal. Esse sistema nervoso existia nos peixes, não foi uma característica que surgiu nos artrópodes, e não confere sucesso adaptativo para o ambiente terrestre. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo