Questão 97ed3cfd-e8
Prova:ENEM 2018
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política

Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de I960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos - e depois com seus herdeiros russos - por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.

PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19jul. 2014 (adaptado).


O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)

A
busca da neutralidade política.
B
estímulo à competição comercial.
C
subordinação à potência hegemônica.
D
elasticidade das fronteiras geográficas.
E
compartilhamento de pesquisas científicas.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Do ponto de vista geográfico, a principal consequência da Guerra Fria foi a formação de espaços relacionados aos interesses da superpotências. Assim, tínhamos o bloco capitalista liderado pelos EUA, o bloco socialista liderado pela URSS e os não alinhados e subdesenvolvidos, também conhecidos como terceiro mundo, respectivamente. O texto de apoio trata da adesão cubana ao bloco socialista como forma de proteger os interesses norte-americanos e a submissão de Cuba à ajuda econômica e interesses soviéticos e posteriormente russos. O enunciado busca a alternativa que contenha a característica principal nas relações entre potência e país periférico durante a Guerra Fria. 

Análise das alternativas:

A) Os poucos países que atuaram no período com alguma neutralidade são os que mais tarde criarão o chamado bloco dos "não alinhados", cuja principal característica era a busca por uma política externa independente dos interesses diretos das duas superpotências da época. 
B) A competição comercial no período ocorria mais entre as nações alinhadas com os EUA no bloco capitalista. No bloco socialista, as relações eram mais geopolíticas, estratégicas e uma possível competição era evitada com a planificação econômica socialista.


C) A relação entre Cuba e URSS era claramente de subordinação, como se observa no texto, já que a pequena ilha caribenha dependia da ajuda econômica soviética enquanto servia de posto avançado dos interesses do bloco socialista devido a proximidade territorial com o grande rival Estados Unidos. Alternativa correta.

D) Sendo Cuba uma nação que ocupa toda uma ilha, é bastante improvável que tenha qualquer tipo de elasticidade em suas fronteiras. Já a URSS possuía fronteiras fixas logo após a Segunda Guerra, mas que foram modificadas de acordo com a adesão de novas áreas como ocorreu com algumas repúblicas do Leste Europeu e Ásia Central. 

E) Apesar de atingir elevado nível científico, a URSS não transformou Cuba em polo tecnológico em suas relações.   
Gabarito: C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo