Questão 974a8bc5-a7
Prova:Faculdade Cultura Inglesa 2013
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica

A natureza é reavaliada e valorizada como informação sobre a vida e os recursos potenciais, de modo que a valorização dos elementos é condicionada por novas tecnologias. É o caso da natureza como fonte de informação para a biotecnologia, com base na decodificação, leitura e instrumentalização da biodiversidade. Em outras palavras, a natu reza é valorizada como capital de realização atual ou futura e como fonte de poder para a ciência contemporânea. No entan to, os estoques de natureza estão localizados em territórios de Estados ou em espaços ainda não regulamentados juridicamente, e a apropriação da decisão sobre o uso de territórios e ambientes como reservas de valor, isto é, sem uso produtivo imediato, torna-se uma forma de controlar o capital natural para o uso futuro. Constitui-se assim um novo componente na disputa entre as potências – detentoras da tecnologia – pelo controle dos estoques de natureza, localizados, sobretudo, nos países periféricos e em espaços não apropriados.

Essa concepção de natureza – entendida como uma verdadeira “reserva de valor” – atribui importância geopolítica e geoeconômica estratégica ao Brasil. Em razão de suas características naturais, a região brasileira mais valorizada nesse contexto é a;

A
Nordeste.
B
Sudeste.
C
Norte
D
Centro-Oeste.
E
Sul.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

A alternativa correta é a letra (C). A região Norte é a que abriga a maior floresta tropical do mundo: a amazônica. Essa floresta tem muito mais valor de pé do que desmatada, uma vez que a quantidade de recursos biológicos capazes de se transformarem em valiosíssimos produtos farmacêuticos, cosméticos, dentre outros, é incalculável. Entretanto, para o aproveitamento dos recursos da floresta, é necessário muito investimento em pesquisa e mão de obra qualificada, o que é muito escasso no Brasil e em outros países detentores desse tipo de recurso. Por isso, é frequente que indústrias de países centrais explorem as florestas tropicais de países em desenvolvimento, sem autorização em grande parte das vezes. Para evitar que os países centrais se apropriem de recursos que nem sequer podem ser encontrados em seus territórios, é necessária a regulamentação do tema, o que já vez sendo discutido há pelo menos duas décadas. Em 2010, avançou-se na regulamentação do tema por meio do Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e a Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Advindos de sua Utilização.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo