Questão 933481dc-06
Prova:UniCEUB 2014
Disciplina:Biologia
Assunto:Moléculas, células e tecidos

Os cientistas brasileiros conseguiram uma vitória para portadores de lesões de medula e de esclerose múltipla: foi legalizada a utilização de células tronco embrionárias para pesquisas. As células tronco embrionárias possuem a capacidade de se reproduzir e se diferenciar nos vários tecidos que constituem os órgãos e sistemas do corpo humano. Essa capacidade decorre do fato de que

A
as células tronco embrionárias, por não serem diferenciadas, continuam sofrendo intensa divisão celular, a mitose, de modo a produzir células haplóides que substituirão as células perdidas por lesão ou degeneração.
B
as quatro células produzidas por mitose a partir de uma célula-mãe haplóide vão reconstituir as células do tecido nervoso lesado.
C
as células tronco embrionárias não se prestam a recuperar lesões de medula espinal, uma vez que sofrem o processo de meiose que leva apenas à formação de gametas.
D
as células tronco embrionárias sofrem sucessivas mitoses, vindo a desenvolver órgãos e sistemas.
E
a produção de novas células depende do processo de mitose, no qual uma célula diplóide produz duas células haplóides, de modo a reconstituir o tecido lesado.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo