Questão 929fcf23-bc
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Biologia
Assunto:Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos

Considerando que, no teste diagnóstico, a sensibilidade é a probabilidade de um animal infectado ser classificado como positivo e a especificidade é a probabilidade de um animal não infectado ter resultado negativo, a interpretação do quadro permite inferir que

Imagem 029.jpg

A
a especificidade aponta um número de 5 falsos positivos.
B
o teste, a cada 100 indivíduos infectados, classificaria 90 como positivos.
C
o teste classificaria 96 como positivos em cada 100 indivíduos não infectados.
D
ações de profilaxia são medidas adotadas para o tratamento de falsos positivos.
E
testes de alta sensibilidade resultam em maior número de animais falsos negativos comparado a um teste de baixa sensibilidade.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Já que a sensibilidade é a probabilidade de um animal infectado ser classificado como positivo e a especificidade é a probabilidade de um animal não infectado ter resultado negativo, os testes de alta sensibilidade não resultariam em maior número de falsos negativos, pelo contrário. Nesse caso, a probabilidade de um animal infectado ter resultado positivo seria grande, letra E incorreta. As ações de profilaxia são medidas para prevenir doenças, letra D incorreta.  Se, a cada 950 indivíduos não infectados o teste classifica 38 como positivos, proporcionalmente, a cada 100 indivíduos não infectados ele classificaria 4 como positivos, letra C incorreta. Para cada 50 indivíduos infectados, o teste classificou como positivo 45 indivíduos, logo, em 100 indivíduos infectados, 90 teriam resultado positivo, letra B correta. A especificidade mostra que 5 indivíduos são falso negativos, letra A incorreta.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo