Questão 8d516772-ef
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A intenção dos tropicalistas não era superar a Bossa Nova, da qual Veloso, Gil, Tom Zé e Gal foram
discípulos assumidos, especialmente do canto suave e da inovadora batida de violão de João Gilberto, conterrâneo dos quatro. No início, esses artistas sentiam-se sufocados pelo elitismo e pelos
preconceitos de cunho nacionalista que dominavam o ambiente da chamada MPB. Concluíram que,
para arejar a cena musical do país, a saída seria aproximar de novo a música brasileira dos jovens,
que se mostravam cada vez mais interessados no pop e no rock dos Beatles, ou mesmo no iê-iê-iê
que Roberto Carlos e outros ídolos brazucas exibiam no programa de TV Jovem Guarda.
Fonte: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/tropicalismo Adaptado. Acesso 17-09-2015.
O Movimento Tropicalista, descrito no texto, teve como contexto social e político:
A intenção dos tropicalistas não era superar a Bossa Nova, da qual Veloso, Gil, Tom Zé e Gal foram
discípulos assumidos, especialmente do canto suave e da inovadora batida de violão de João Gilberto, conterrâneo dos quatro. No início, esses artistas sentiam-se sufocados pelo elitismo e pelos
preconceitos de cunho nacionalista que dominavam o ambiente da chamada MPB. Concluíram que,
para arejar a cena musical do país, a saída seria aproximar de novo a música brasileira dos jovens,
que se mostravam cada vez mais interessados no pop e no rock dos Beatles, ou mesmo no iê-iê-iê
que Roberto Carlos e outros ídolos brazucas exibiam no programa de TV Jovem Guarda.
Fonte: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/tropicalismo Adaptado. Acesso 17-09-2015.
O Movimento Tropicalista, descrito no texto, teve como contexto social e político:
A
o Estado Novo, implantado em 1937, que restringiu a liberdade de expressão, e a música foi alvo de
censura por parte do Estado Getulista.
B
o período desenvolvimentista de Juscelino Kubistchek, conhecido como presidente bossa-nova e
introdutor da modernidade, com contornos econômicos internacionalizantes.
C
a sociedade agrícola e patriarcal, da passagem do século XIX para o século XX, valorizava sons provenientes da Europa, como as valsas.
D
a transição democrática, ao final da Ditadura Militar Brasileira, viu nascer o hip-hop e o funk nas
áreas negligenciadas das cidades.
E
na década de 1960 quando o mundo fervilhava politicamente e a América Latina sofria as consequências sociais e políticas da Guerra Fria.