Questão 89b6cfac-df
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade,
e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção
centro-oriental da América do Sul, pela sua organização
espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e
industriais, dentre outras, tem procurado desenvolver uma
política de boa vizinhança, com participação ativa na integração
regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos
e ampliando sua participação em várias organizações
internacionais”.
A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o
espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto
afirmar:
“A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade, e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção centro-oriental da América do Sul, pela sua organização espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e industriais, dentre outras, tem procurado desenvolver uma política de boa vizinhança, com participação ativa na integração regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos e ampliando sua participação em várias organizações internacionais”.
A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto afirmar:
A
As regiões do país configuram o cenário geopolítico brasileiro com importante atividade agropastoril, moderno sistema de exploração mineral, grande produtividade e descentralização industrial.
B
O Brasil ocupa, na América do Sul, uma posição semelhante à da Índia, na Ásia, por apresentarem, ambos, a maior extensão territorial e populacional.
C
A colonização do Brasil foi igual à dos outros países da América, pois contou com os mesmos colonizadores e tipo de ocupação.
D
Os conflitos e as guerras de grande intensidade são relevantes, para o Brasil e para a América do Sul, por serem comuns na história dos países sul-americanos.
E
O Mercosul, consolidado pelo Tratado do Rio de Janeiro, ao final da última década do século passado, é de grande importância geopolítica para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e demais associados da América do Sul.