Questão 85a964e4-bd
Prova:ENEM 2005
Disciplina:Biologia
Assunto:Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente estão infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os “homens de enorme ventre bojudo” corresponderiam aos doentes da chamada “barriga d’água”.

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condições sócio-ambientais de um local são fatores determinantes para maior ou menor incidência dessa doença. O aumento da incidência da esquistossomose deve-se à presença de

Texto para as questões 20 e 21.

Imagem 011.jpg

A
roedores, ao alto índice pluvial e à inexistência de programas de vacinação.
B
insetos hospedeiros e indivíduos infectados, à inexistência de programas de vacinação.
C
indivíduos infectados e de hospedeiros intermediários e à ausência de saneamento básico.
D
mosquitos, a inexistência de programas de vacinação e à ausência de controle de águas paradas.
E
gatos e de alimentos contaminados, e à ausência de precauções higiênicas.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz imagens e um poema de Cândido Portinari, e evidenciou a temática dos "Retirantes", representada pelas imagens de números 2 e 3, fazendo uma referência aos "homens de enorme ventre bojudo" que seriam os infectados pelo verme da esquistossomose Schistosoma mansoni. Pergunta-se, então, como ocorre o aumento da incidência da doença. 
O parasitismo é a relação entre espécies diferentes em que o hospedeiro é prejudicado. As doenças causadas por vermes, geralmente platelmintos e nematelmintos (parasitas), dependem do contato direto ou indireto com fezes contaminadas por vermes. A esquistossomose é causada por um platelminto que possui como hospedeiro intermediário um caramujo aquático, que, contaminado por fezes humanas com ovos do parasita, dá origem a larvas que nadam pela água até encontrar o organismo humano. Essas larvas nadam pelo sangue e terminam nas veias intestinais, onde um casal pode colocar até 300 ovos por dia. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


O aumento da doença ocorre pela presença de:
a) roedores, ao alto índice pluvial e à inexistência de programas de vacinação. A presença de urina de roedores pode resultar na doença leptospirose, causada por uma bactéria. Incorreta.
b) insetos hospedeiros e indivíduos infectados, à inexistência de programas de vacinação. As doenças causadas por insetos (dengue, febre amarela, malária, doença de Chagas e outras) geralmente são viroses ou protozooses, não sendo causadas por vermes. Incorreta.
c) indivíduos infectados e de hospedeiros intermediários e à ausência de saneamento básico.
A esquistossomose em seu ciclo de vida necessita de indivíduos infectados (ovos nas fezes) e de hospedeiros intermediários (caramujo), juntamente com a falta de saneamento básico. CORRETA.
d) mosquitos, a inexistência de programas de vacinação e à ausência de controle de águas paradas.
A doença que não existe vacina, transmitida por mosquitos, é a dengue. Causada por vírus e não por vermes. Incorreta.
e) gatos e de alimentos contaminados, e à ausência de precauções higiênicas.
A doença transmitida pelas fezes de gatos e alimentos contaminados é a toxoplasmose, e é causada por um protozoário. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo