Questão 80900950-01
Prova:Unichristus 2015
Disciplina:Biologia
Assunto:A química da vida, Moléculas, células e tecidos

Brasília, 28 (Agência Brasil – ABr) – Nas duas últimas décadas, houve, segundo observação de especialistas, grande difusão do uso de enzimas de origem animal, vegetal ou microbiano como aditivos ou até como catalisadores de processos industriais.

A aplicação de enzimas como aditivos ou coadjuvantes de processos de tratamento de resíduos e fluentes tem sido também muito investigada. A enzima tirosinase, por exemplo, catalisa a oxidação de fenóis (poluentes presentes em diversas águas industriais), que, por sua vez, sofrem polimerização, formando produtos que conferem coloração escura à água, mas podem precipitar ou ser absorvidos com facilidade, sendo removidos da água, gerando um afluente clarificado com baixo nível de fenóis residuais.

Para os problemas de óleos e gorduras presentes em altos teores nos afluentes industriais, causando entupimentos, flotação e arraste de lodo biológico, entre outros problemas, usam-se lipases em um estágio de pré-tratamento enzimático, gerando um hidrolisado que é mais facilmente degradado.

Google notícias.


Sobre o assunto relatado no texto, pode-se inferir que

A
enzimas são glicídios que catalisam as reações metabólicas que ocorrem em todos os organismos vivos, exceto nos vírus.
B
as reações químicas catalisadas pelas lipases citadas no texto têm como ação a quebra de substâncias.
C
o uso de enzimas, em processos industriais ou de tratamento de resíduos, é facilitado devido à grande versatilidade desse tipo de substância que age de forma eficiente em qualquer valor de temperatura e pH.
D
são necessárias grandes quantidades de enzimas, em processos químicos, industriais ou não, uma vez que elas são consumidas durante as reações das quais participam.
E
a enzima tirosinase, por exemplo, catalisa a oxidação de fenóis que, por sua vez, sofrem despolimerização, formando produtos que conferem coloração escura à água.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo