Questão 7c86ab32-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Biologia
Assunto:Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Por que soluçamos?

Os soluços revelam pelo menos duas camadas da nossa historia evolutiva: uma parte compartilhada com os peixes e a outra com os anfíbios. O “hic hic” dos soluços pode ser causado por bloqueios ou lesões que provocam pressão nos nervos frênicos, controlam a respiração e são características herdadas de nossos ancestrais, os peixes. Esses nervos frênicos emitem sinais para o cérebro que levam a um espasmo de músculos na garganta e no peito fazendo com que a epiglote feche a traquéia. A respiração repentina e o bloqueio da garganta, o soluço, é herança da respiração do girino, que ao bombear água para a boca respira pelas brânquias. Ao ingerir água, a glote se fecha para impedir que a água entre no pulmão, usado para a respiração na terra. (Scientific American, ano 7 nº 81. Pág. 55) Em relação à fisiologia de peixes e anfíbios assinale a alternativa INCORRETA:

A
Os anfíbios têm respiração branquial na fase larval e, na fase adulta, apenas respiração pulmonar.
B
Peixes e anfíbios são animais triblásticos, celomados, deuterostômios, de simetria bilateral.
C
No peixe, o sistema circulatório é simples: o sangue sai do coração, circula pelas brânquias (onde o sangue é oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o coração no final do ciclo.
D
Nos anfíbios, há sistema circulatório duplo; ocorrendo dois ciclos pelo qual o sangue passa, um em que o sangue é oxigenado e outro em que ele é distribuído pelo corpo. Os anfíbios possuem um coração com três câmaras.
E
Anfíbios e peixes apresentam fecundação externa.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo