Questão 78b779b1-3d
Prova:FGV 2014
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica

A exploração do Pré-Sal poderá posicionar o Brasil como um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, com um excedente na produção que poderá superar 1,5 milhão de barris por dia, em um momento em que a demanda pelo insumo não será mais liderada pelo país Estados Unidos, mas pela Ásia.

Essa nova fronteira de exploração também vai mudar o ranking das áreas produtoras de petróleo no Brasil, nos próximos anos, pois

A
aumentará a participação e a liderança da Bacia de Campos e do Rio de Janeiro.
B
a Bacia de Santos e o estado de São Paulo devem aumentar sua exploração e produção de petróleo.
C
a produtividade média por poço em operação comercial no polo da Bacia do Recôncavo Baiano é maior que a registrada nos poços da Árabia Saudita.
D
poderá transformar o Brasil num exportador de energia e o maior produtor de petróleo do continente americano.
E
mais da metade do crescimento da produção de petróleo do mundo, até 2015, virá da produção de óleo de xisto dos EUA, das áreas petrolíferas chinesas e das águas profundas do Maranhão e Ceará.

Gabarito comentado

T
Taina VegaMonitor do Qconcursos

Alternativa correta: B

Tema central: impacto da exploração do pré-sal no ranking das áreas produtoras brasileiras. É preciso saber onde ficam as principais bacias petrolíferas do Brasil (Santos, Campos, Recôncavo etc.) e como o pré-sal altera a dinâmica de produção.

Resumo teórico: o pré-sal refere‑se a grandes acumulações de óleo localizadas em lâminas d’água profundas, principalmente na Bacia de Santos (frente ao litoral de São Paulo e parte do Rio de Janeiro) e em extensão na Bacia de Campos. Desde as descobertas (ex.: Tupi/Lula, Libra), a Bacia de Santos passou a concentrar os maiores volumes recuperáveis, elevando sua participação na produção nacional (ver ANP, relatórios da Petrobras e BP Statistical Review).

Justificativa da alternativa B (correta):

A descoberta e desenvolvimento do pré-sal na Bacia de Santos deslocam o centro da produção para áreas vinculadas ao estado de São Paulo (e adjacentes). Assim, Santos e municípios costeiros de SP tendem a aumentar exploração e produção, mudando o ranking frente à Bacia de Campos. Fontes: ANP (boletins anuais) e relatórios da Petrobras.

Análise das alternativas incorretas:

A — Errada. A Bacia de Campos já foi líder, mas o pré-sal da Bacia de Santos reduz sua participação relativa; não haverá aumento da liderança de Campos/RJ em relação a Santos.

C — Errada. A produtividade média por poço no Recôncavo Baiano é baixa comparada aos campos gigantes do Oriente Médio (Arábia Saudita). Comparação impossível e manifestamente falsa.

D — Errada. Embora o pré-sal possa transformar o Brasil em grande exportador, afirmar que o país se tornará o maior produtor de petróleo do continente americano é incorreto: EUA (e Canadá em subsets) possuem produção e capacidades que não seriam superadas automaticamente pelo pré‑sal.

E — Errada. A afirmação sobre “mais da metade do crescimento mundial até 2015” e a contribuição específica das águas profundas do Maranhão e Ceará está equivocada historicamente e geograficamente; as áreas pré-sal relevantes são Santos/Campos, n��o primariamente Maranhão/Ceará.

Dica de prova: ao ler enunciados sobre mudanças de “ranking”, localize as bacias citadas e compare tendências de descobertas/volume. Elimine alternativas com afirmações exageradas ou comparações impossíveis (ex.: campos brasileiros x Arábia Saudita).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo