Questão 78214259-be
Prova:ENEM 2006
Disciplina:Geografia
Assunto:Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Considerando-se que seja mantida a tendência de utilização de recursos energéticos observada ao longo do período 1970-2002, a opção que melhor complementa o gráfico como projeção para o período 2002-2010 é

Imagem 050.jpg

A





B





C





D

E



Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A Geografia de energia é fundamental para qualquer atividade produtiva e é tema recorrente em provas. A imagem aborda a Oferta Interna de Energia (OIE) do Brasil durante três décadas. Na vertical, variam as proporções de cada tipo de energia e na horizontal varia o tempo. Para cada tipo de energia, há um tipo de destaque gráfico na faixa correspondente a sua participação no total.  O enunciado busca a opção que contenha a melhor projeção da utilização dessas energias para a década seguinte. 

A) Nesta opção, a participação da hidroeletricidade diminui o que é praticamente impossível já que representa uma das mais importantes fontes utilizadas no Brasil.

B) Nesta opção há redução da participação da cana-de-açúcar fonte do etanol que no Brasil é adicionado a gasolina nacional e portanto dificilmente terá sua participação reduzida.

C) É a representação mais estável, o que significa pouca transformação radical na utilização dos tipos de energia, como convém para o planejamento estratégico nacional. Pode-se perceber também a redução da participação da lenha, algo muito bem vindo devido ao forte impacto ambiental desse tipo de energia e um suave aumento da categoria "outros" que corresponde a energia fotovoltaica, eólica e outros tipos mais modernos, como de fato vem ocorrendo como tendência. Alternativa correta. 

D) Esta opção demonstra brutal redução da utilização de petróleo e derivados o que não aconteceu de fato nos anos seguintes, além de grande aumento da participação do gás natural que de fato tem ocorrido. 


E) Desaparecimento dos tipos "outros" e gás natural o que não ocorreu nos anos seguintes.  



 
Gabarito do professor: C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo