O sistema nervoso autônomo é classicamente dividido em simpático e parassimpático. Para ilustrar o efeito do simpático, costumamos relacionar sua função com a resposta de lutar ou fugir, que se refere a situações de emergência, nas quais a sobrevivência do organismo depende da realização de esforço físico. Nestas ocasiões, o simpático deve favorecer órgãos e mecanismos capazes de garantir a atividade muscular. Portanto, espera- se que o simpático promova os ajustes abaixo discriminados, EXCETO:
Gabarito comentado
Resposta correta: Alternativa B (EXCETO).
Tema central: ação do sistema nervoso autônomo (SNA) simpático em respostas de “lutar ou fugir”. Para responder, é preciso conhecer os neurotransmissores e os **receptores** envolvidos (α1, β1, β2) e os efeitos sistêmicos típicos do simpático.
Resumo teórico rápido: o simpático prepara o corpo para esforço: aumenta frequência e contratilidade cardíaca (β1), dirige sangue para músculos (vasos musculares geralmente dilatam via β2), mobiliza glicose pelo fígado (glicogenólise, β2/β1), e estimula a medula adrenal a liberar adrenalina/ noradrenalina. Predominantemente os pós‑gânglios simpáticos liberam noradrenalina; as fibras pré‑gânglionares liberam ACh na medula adrenal que faz as células cromafins secretarem adrenalina (fonte: Guyton & Hall, Textbook of Medical Physiology).
Por que a alternativa B é a EXCETO (correta): o simpático não provoca constrição dos bronquíolos; pelo contrário, por ação de receptores β2 nos músculos bronquiais ocorre bronco‑dilatação, facilitando a ventilação durante esforço. Logo, “aumento da constrição dos bronquíolos” é contrário ao efeito simpático.
Análise das demais alternativas:
A – Aumento da frequência e força de contração do coração: correto. Receptores β1 no coração aumentam FC e contratilidade (efeito típico do simpático).
C – Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos: correto. Redistribuição do fluxo e dilatação de vasos musculares via β2 favorecem atividade muscular.
D – Aumento da liberação de glicose pelo fígado: correto. Simpático promove glicogenólise e liberação de glicose para suprir energia (mediada por β‑receptores hepáticos e adrenalina).
E – Estimulação da liberação de adrenalina pela glândula adrenal: correto. Fibras pré‑gânglionares simpáticas (colinérgicas) estimulam a medula adrenal a secretar adrenalina/noradrenalina na circulação.
Dica de prova: ao ver “EXCETO”, procure rapidamente o item que contradiz a lógica fisiológica do simpático. Lembre a regra mnemônica: β1 → coração; β2 → broncodilatação e vasodilatação em músculo; α1 → vasoconstrição em pele/viscera.
Referências sugeridas: Guyton & Hall, Textbook of Medical Physiology; Silverthorn, Human Physiology.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






