Questão 71c43d35-09
Prova:UNICENTRO 2012
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política

A partir da análise da charge e dos conhecimentos sobre a “revolução no mundo árabe”, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


Imagem 006.jpg


( ) A charge faz referência à insatisfação da população árabe em relação aos governos repressores, que desrespeitam os direitos sociais e econômicos básicos da população.


( ) A tomada do poder político pelos grupos fundamentalistas islâmicos ocorreu em todos os países onde houve a deposição de governos autocráticos.


( ) Os governos dos Estados Unidos, de Israel e os líderes autocratas de alguns países árabes, como a Síria, apoiam os movimentos populares, interessados na eliminação do terrorismo no Oriente Médio.


( ) A interferência da ONU (Organização das Nações Unidas) na Líbia e a aprovação do uso da força contra o ditador Muammar Kadafi tiveram por objetivo conter os abusos cometidos contra os direitos humanos nesse país.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
F V V F
B
V F F V
C
F F V V
D
V F V F
E
V V F V

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

 A alternativa correta é a letra (B), uma vez que as assertivas II e III são falsas. Na assertiva II, está errado afirmar que, em todos os países onde houve deposição dos regimes autoritários, governos fundamentalistas islâmicos tomaram o poder. Na Tunísia, por exemplo, o governo, embora seja islâmico, é dominado por um partido moderado, e não fundamentalista. No Egito, há uma instabilidade política enorme e nenhum grupo conseguiu manter o poder de forma duradoura desde a deposição de Mubarak. A assertiva III é falsa por várias razoes. Eliminar o terrorismo Oriente médio ou em qualquer lugar do mundo não é tarefa que se consegue com a deposição de alguns governos autocráticos. Inclusive, alguns deles, como o egípcio, de Mubarak, era pró-ocidente, ou seja, apoiado pelos Estados Unidos. Em segundo lugar, o governo da Síria não apoiou os movimentos populares. Pelo contrário, o governo Sírio lutou contra eles e o país se vê, atualmente, em uma guerra civil, que foi no que se transformaram as manifestações da Primavera Árabe no país, tendo em vista que o presidente Bashar al Assad não abriu mão do poder. 





Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo