Vacinas e uso de preservativos (camisinhas) são
métodos de prevenção para não contrair tanto o HIV
quanto os vírus da hepatite C.
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam
diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de
doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas
doenças e seus agentes.
Gabarito comentado
Resposta: E — Errado
Tema central: prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/DST) — em especial HIV e hepatites. É importante saber quais medidas protegem cada agente (vacinas, preservativos, profilaxias e redução de danos).
Resumo teórico objetivo:
Vacinas: existem vacinas eficazes para hepatite B, mas NÃO existe vacina aprovada para hepatite C nem para HIV (fontes: WHO — factsheets sobre HIV e Hepatites).
Preservativos: o uso correto e consistente de preservativos reduz significativamente a transmissão sexual do HIV e de várias ISTs. Para hepatite C, a transmissão sexual é menos eficiente — o principal modo é por via sanguínea (transfusões antes do teste, compartilhamento de seringas, procedimentos invasivos sem esterilização); o preservativo pode reduzir risco em situações de exposição sexual, mas não elimina o risco quando a via principal é sanguínea.
Por que a afirmativa é errada?
A frase afirma que "Vacinas e uso de preservativos são métodos de prevenção para não contrair tanto o HIV quanto os vírus da hepatite C." — isto é incorreto porque:
- Não há vacina para HIV (logo, a parte "vacinas ... para não contrair o HIV" é falsa).
- Não existe vacina para hepatite C (portanto, "vacinas ... para hepatite C" também é falsa). Há vacina para hepatite B, não para C.
- Preservativos reduzem a transmissão sexual do HIV; para hepatite C o risco sexual é geralmente mais baixo e as estratégias de prevenção priorizam evitar contato com sangue (seringas, procedimentos), além de testagem e tratamento.
Fontes recomendadas: WHO fact sheets — HIV/AIDS e Hepatitis C; CDC — HIV and Viral Hepatitis; Ministério da Saúde (Brasil) — protocolos e guias sobre Hepatites Virais e DST/ AIDS.
Dica de prova: ao ver expressões absolutas ou abrangentes como "tanto... quanto", cheque a existência de vacinas e o principal modo de transmissão de cada agente. Conhecer os agentes (HIV — retrovírus; Hepatite C — vírus RNA do gênero Hepacivirus) ajuda a lembrar que só a hepatite B tem vacina disponível.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






