Questão 6b25af6b-e9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Atlântico Norte na Projeção de Mercator
Adaptado de gisgeography.com.
No mapa, a menor distância real que deve ser percorrida por um avião em um voo de Nova York
para Madri está representada pela linha 1, e não pela linha 2.
Esse fato é explicado pela:
Atlântico Norte na Projeção de Mercator
Adaptado de gisgeography.com.
No mapa, a menor distância real que deve ser percorrida por um avião em um voo de Nova York para Madri está representada pela linha 1, e não pela linha 2.
Esse fato é explicado pela:
A
forma esferoidal do planeta
B
força centrífuga da rotação
C
intensidade magnética do polo
D
instabilidade regional da atmosfera
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Cartografia deve ser estudada com atenção em seus múltiplos aspectos que vão muito além do estudo de mapas, incluindo outros assuntos relacionados como a orientação, coordenadas, novas tecnologias, mapas temáticos e suas utilizações diversas. Sobre a correta explicação para o fato descrito no enunciado buscamos a alternativa correta.
A) Como buscamos a menor distância real, estamos falando de distância medida na superfície do planeta que não é plano como na representação cartográfica do planisfério. Dessa forma a distância 1 é menor porque percorre uma linha que cruza uma superfície tridimensional esferoidal como é a do planeta Terra enquanto que a linha 2 apenas parece menor já que está representada numa representação cartográfica. O fato de ter sido escolhida a projeção de Mercator é irrelevante para o raciocínio já que teríamos o mesmo resultado se fosse escolhida outra forma de projeção.
B) Esta força relaciona-se com fenômenos naturais como correntes marítimas e e ventos e não possui qualquer relação com o fato descrito no enunciado.
C) Dentre outras funções o magnetismo da Terra é utilizado para orientação pelo sistema de bússolas magnéticas e não possui relação com as diferenças de distância entre as linhas do mapa.
D) A atmosfera relaciona-se com os planos de voo devido a suas diferenças de densidade por altitude, sendo as maiores alturas mais adequadas para aeronaves voarem gastando menos combustível. Fora isso não há qualquer relação com as distâncias diferentes apresentadas na questão.
GABARITO DO PROFESSOR: A