Questão 6860109d-7c
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Biologia
Assunto:Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos. Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento.

Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por

A
reduzir a ação dos herbívoros.
B
reduzir a competição interespecífica.
C
aumentar sua variabilidade genética.
D
aumentar a produção de grãos de pólen.
E
aumentar a independência da água para reprodução.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão fala sobre a associação de angiospermas com insetos pela polinização, que resultaram na irradiação (diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum) e no sucesso evolutivo desse grupo de plantas. As plantas são beneficiadas com a polinização, e os insetos com o alimento. As plantas são seres do reino vegetal classificados como eucariontes fotossintetizantes e incluem as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As angiospermas apresentam, além das sementes e pólen, plantas com flores e frutos, como as tulipas. Dentro de um ecossistema, cada indivíduo realiza interações com os outros e com o meio ambiente, gerando benefícios mútuos ou não mútuos, e até malefícios. A polinização é a transferência de células masculinas (grãos de pólen) para o receptor feminino (estigma) da mesma ou de outra flor. Essa polinização pode ocorrer de forma direta, pela autopolinização, ou de forma indireta ou cruzada, através de agentes polinizadores que podem ser: o vento, chamada polinização anemófila, as aves, chamada polinização ornitófila, os insetos, chamada polinização entomófila. Os insetos citados na questão realizam a polinização entomófila cruzada, permitindo que um grão de pólen seja levado para outras plantas, aumentando a variabilidade genética e diversidade da espécie. A coevolução se caracteriza pela evolução simultânea de duas ou mais espécies por pressões sofridas uma pela outra, como os insetos e as flores. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


Fonte da imagem: site ufrb.edu.br



Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por



a) reduzir a ação dos herbívoros. A evolução simultânea dos insetos polinizadores e das flores não reduz a ação dos herbívoros nas plantas. Incorreta.

b) reduzir a competição interespecífica.
Não há uma competição entre espécies de plantas que possa ter sido vantajosa pela coevolução. Incorreta.

c) aumentar sua variabilidade genética. A característica mais vantajosa da coevolução entre insetos e plantas foi a variabilidade genética resultante da polinização cruzada, a partir dos insetos que levam os grãos de pólen (masculino) até o receptor feminino de outra flor. CORRETA.

d) aumentar a produção de grãos de pólen.
A coevolução ocorre com a evolução simultânea dos insetos e plantas, mas não interfere na produção dos grãos de pólen. Incorreta.

e) aumentar a independência da água para reprodução.
Essa coevolução não tem correlação com a independência da água para reprodução, essa foi uma característica que surgiu a partir das gimnospermas. Incorreta.


Gabarito do professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo