Questão 6803b3a1-bd
Prova:ENEM 2005
Disciplina:Biologia
Assunto:Qualidade de vida das populações humanas

A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois

A
essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.
B
a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.
C
essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.
D
as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.
E
essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão aborda o tema obesidade, e traz dados de 2002 e 2003 pelo IBGE mostrando que 40,6% da população está acima do peso (38,8 milhões de adultos) e dentre esses, 10,5 milhões são obesos. Um remédio é citado que inibe lipases, não permitindo que o organismo absorva gorduras, eliminando diretamente nas fezes, porém causando diarreias pela lubrificação do intestino. As vitaminas são moléculas orgânicas essenciais para nossa saúde e estão presentes nos alimentos. Elas garantem o funcionamento do organismo e atuam como catalisadoras de reações químicas. Podem ser classificadas como lipossolúveis (A, D, E, K), vitaminas solúveis em gorduras e que se acumulam no fígado e no tecido adiposo; e como hidrossolúveis (C e todas do complexo B), vitaminas solúveis em água. As vitaminas lipossolúveis, para serem absorvidas, precisam da presença dos lipídios para que possam se dissolver e após, serem digeridas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

Alguns problemas de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis podem ocorrer, pois:
a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção. Essas são vitaminas lipossolúveis, precisam dos lipídios, mas não são mais energéticas que as demais. Incorreta.
b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária. Sem os lipídios, não ocorre a absorção dessas vitaminas que são essenciais para o funcionamento do organismo. Incorreta.
c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas. O remédio inibe a enzima que auxilia na quebra de gorduras, não reagindo com as vitaminas. Incorreta.
d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. Essas enzimas aceleram a quebra das gorduras para absorção das vitaminas lipossolúveis, mas não desdobram as vitaminas. Incorreta
e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles. As vitaminas lipossolúveis conseguem se dissolver apenas nos lipídios, e então a absorção ocorre. CORRETA.

Gabarito do professor: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo