Questão 670a649f-ab
Prova:INSPER 2015
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

O  vírus  Ebola,  que  já matou mais  de  1  000  pessoas  no  recente  surto  ocorrido  em  países  da  África,  não  apresenta,  até  o  momento,  um  tratamento  ou  vacina  específicos.  O  vírus  é  transmitido  por meio  do  contato  com  sangue,  secreções  ou  outros  fluidos  corporais  e  possui  uma  taxa  de  mortalidade  entre  50%  e  70%  dos  doentes infectados. Os pacientes que conseguem se curar  da  doença,  assim  que  se  recuperam,  são  convidados  a  ajudar a tratar dos doentes. Esse procedimento pode ser  considerado válido porque

O vírus Ebola, que já matou mais de 1 000 pessoas no recente surto ocorrido em países da África, não apresenta, até o momento, um tratamento ou vacina específicos. O vírus é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluidos corporais e possui uma taxa de mortalidade entre 50% e 70% dos doentes infectados. Os pacientes que conseguem se curar da doença, assim que se recuperam, são convidados a ajudar a tratar dos doentes. Esse procedimento pode ser considerado válido porque
A
os  pacientes  que  se  curaram  possuem,  necessariamente,  uma  mutação  genética  que  lhes  confere  uma  resistência  maior  ao  vírus  e  pode  ser  transmitida aos demais infectados.
B
os  pacientes  que  se  curaram  receberam  uma  imunização passiva que os protege permanentemente do  vírus e pode ser transmitida aos demais infectados.
C
os  vasos  sanguíneos  dos  pacientes  que  se  curaram  possuem  maior  resistência,  impedindo  que  ocorram  hemorragias  internas e externas, que  são os  fatores que  levam os demais pacientes à morte.
D
os  organismos  desses  pacientes,  ao  entrarem  em  contato  com  o  vírus,  tiveram  uma  resposta  imunitária  passiva,  com  a  produção  de  anticorpos  específicos  que  lhes conferiu imunidade ao vírus.
E
os organismos desses pacientes, ao entrarem em contato com o vírus, tiveram uma resposta imunitária ativa, com a produção de anticorpos específicos que lhes conferiu imunidade ao vírus.






