Questão 64cfc00f-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Biologia
Assunto:Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

A compreensão da variabilidade biológica e dos mecanismos da hereditariedade sempre motivou os pesquisadores na busca de explicações. Da Antiguidade Clássica aos conhecimentos da atualidade trilhamos um longo caminho, chegamos aos cromossomos e genes e destes ao incremento da biotecnologia, com todos os dilemas éticos inerentes ao nosso tempo. Leia as proposições abaixo sobre as temáticas acima expostas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A
A duplicação do DNA é do tipo semiconservativa, portanto, se repetirmos a experimentação de Meselson e Stahl (1958), partindo de uma molécula de DNA marcada com isótopo radiativo N15 que será nossa Geração 0 e ocorrendo a duplicação em meio não marcado, ou seja, N14 , teremos na Geração 4 a formação de 8 novas moléculas de DNA, sendo que a proporção de DNA não-marcado e DNA híbrido é de 3:1.
B
Wolff, e, depois, Baer, explicaram melhor o processo de desenvolvimento embrionário a partir da união do gameta feminino com o masculino, que forma a célula-ovo; esta passa por sucessivas divisões originando células indiferenciadas. Estas modificam-se, formando os tecidos, e estes os órgãos. Essa explicação do surgimento dos indivíduos ficou conhecida como teoria da pangênese.
C
Morgan e seus colaboradores, em 1910, realizando experimentações com a mosca Drosophila melanogaster, reforçaram as ideias de Sutton e Boveri (1902), de que o comportamento dos cromossomos nas divisões celulares era comparável ao dos fatores mendelianos e formularam a teoria cromossômica da herança, segundo a qual nos genes estão localizados os cromossomos.
D
A molécula de DNA é helicoidal, apresentando duas hélices enroladas ao longo de um eixo teórico, sendo cada hélice composta por uma sequência linear de nucleotídeos. As duas hélices dispõem-se de modo invertido entre si, o que permite o exato pareamento das bases nitrogenadas.
E
O código genético é dito degenerado, pois uma trinca de bases nitrogenadas pode codificar mais de um aminoácido.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG

A molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos. Todo nucleotídeo contém uma molécula de ácido fosfórico (P), uma molécula de açúcar desoxirribose (D) e uma base nitrogenada que pode ser adenina, guanina, citosina e timina. As duas fitas são ligadas por interações (ligação de hidrogênio) entre as bases nitrogenadas de cada fita, formando uma espécie de hélice. A duplicação do DNA é semiconservativa, pois cada processo é feito baseado em uma fita molde do DNA –mãe. Assim, as novas moléculas sempre apresentam uma das cadeias da molécula parental. Esse processo foi elucidado através de experimentos envolvendo a bactéria E. coli e isótopos de nitrogênio (14N e 15N). A proporção entre os dois tipos de fita marcadas no experimento era de aproximadamente 1:1, o que demonstrava a duplicação do tipo semiconservativa. A pangênese foi uma hipótese proposta pelo filósofo grego Hipócrates, que defendia que cada parte do corpo produziria um material hereditário específico (as gêmulas). As gêmulas seriam encaminhadas ao sêmen transmitindo as características paternas aos descendentes. Através de seus estudos com a mosca da fruta (Drosophila sp.) Morgan concluiu que as características estavam eram transmitidas às gerações descendentes pelos cromossomos, nos quais estão localizados os genes. O código genético é degenerado porque cada aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca de bases.


Letra D correta.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo