Questão 61dc84cd-16
Prova:FGV 2018
Disciplina:Inglês
Assunto:Interpretação de texto | Reading comprehension

In paragraph 2, the sentence “All true, but not the whole story” most likely refers to which of the following?

THE PERILS OF POLYGAMY



Adapted from The Economist, December 23, 2017.

A
It is impossible to point to only one factor as the cause of South Sudan’s civil war.
B
In order to end South Sudan’s civil war, polygamy must be abolished.
C
The widespread matrimonial frustration of many young men must be considered a reason for South Sudan’s civil war.
D
Warlords are not the only people fighting for control of South Sudan’s oil wealth.
E
Few South Sudanese understand that polygamy is the real reason behind the country’s already endemic social and economic problems.

Gabarito comentado

Áida Setton ZylberglejdProfessora de Inglês e Tradutora. Certificado de Proficiência pela Cambridge University. Tutora na Polytechnic of Central London.
A questão cobra interpretação de um texto sobre os perigos da poligamia.

Vamos analisar o enunciado:


In paragraph 2, the sentence “All true, but not the whole story" most likely refers to which of the following?
Tradução - No parágrafo 2, a frase “Tudo verdade, mas não toda a história" provavelmente se refere a qual das seguintes alternativas?

Para podermos resolver a questão, precisamos analisar os parágrafos 2 e 3:

Few South Sudanese see the connection between these matrimonial customs and the country's horrific civil war. If you ask them the reason for the violence, locals will blame tribalism, greedy politicians, weak institutions and perhaps the oil wealth which gives warlords something to fight over. All true, but not the whole story. 

Wherever it is widely practised, polygamy destabilizes society, largely because it is a form of inequality which creates an urgent distress in the hearts, and loins, of young men. If a rich man has a Lamborghini, that does not mean that a poor man has to walk, for the supply of cars is not fixed. By contrast, every time a rich man takes an extra wife, another poor man must remain single. If the richest and most powerful 10% of men have, say, four wives each, the bottom 30% of men cannot marry. Young men will take desperate measures to avoid this state.


Tradução -

Poucos sul-sudaneses vêem a conexão entre esses costumes matrimoniais e a terrível guerra civil do país. Se você perguntar a eles o motivo da violência, os moradores culparão o tribalismo, os políticos gananciosos, as instituições fracas e talvez a riqueza do petróleo que dá aos senhores da guerra algo pelo que lutar. Tudo verdade, mas não toda a história. 

Onde quer que seja amplamente praticada, a poligamia desestabiliza a sociedade, em grande parte porque é uma forma de desigualdade que cria uma angústia urgente nos corações e nas entranhas dos jovens. Se um homem rico tem um Lamborghini, isso não significa que um homem pobre tenha de andar, pois o fornecimento de carros não é fixo. Em contraste, cada vez que um homem rico toma uma esposa extra, outro homem pobre deve permanecer solteiro. Se os 10% mais ricos e poderosos dos homens têm, digamos, quatro esposas cada, os 30% mais pobres dos homens não podem se casar. Os jovens tomarão medidas desesperadas para evitar esse estado.


Perceba que no final do parágrafo 2 o autor declara que tudo que foi dito anteriormente é verdade, mas que não é tudo. No parágrafo 3 ele continua a expor seu ponto, completando o pensamento. E o que ele diz é que a poligamia desestabiliza a sociedade e que os jovens tomarão medidas desesperadas para evitar esse estado.

Ou seja, o autor acredita que existe, sim, conexão entre a poligamia e a terrível guerra civil do país.
Portanto, todos os pontos mencionados são verdadeiros (tribalismo, os políticos gananciosos, as instituições fracas e talvez a riqueza do petróleo), mas não são toda a história, pois existe também a poligamia como fator provocador da guerra civil. E isto é exatamente o que traz a alternativa C: A frustração matrimonial generalizada de muitos jovens deve ser considerada uma razão para a guerra civil do Sudão do Sul.

Voltando à questão, a frase “Tudo verdade, mas não toda a história" em negrito na tradução acima, provavelmente se refere a qual das seguintes alternativas?

A) Incorreto - It is impossible to point to only one factor as the cause of South Sudan's civil war.
Tradução - É impossível apontar apenas um fator como a causa da guerra civil do Sudão do Sul.

B) Incorreto - In order to end South Sudan's civil war, polygamy must be abolished.
Tradução - Para acabar com a guerra civil do Sudão do Sul, a poligamia deve ser abolida.

C) Correto - The widespread matrimonial frustration of many young men must be considered a reason for South Sudan's civil war.
Tradução - A frustração matrimonial generalizada de muitos jovens deve ser considerada uma razão para a guerra civil do Sudão do Sul.

D) Incorreto - Warlords are not the only people fighting for control of South Sudan's oil wealth.
Tradução - Os senhores da guerra não são as únicas pessoas que lutam pelo controle da riqueza do petróleo do Sudão do Sul.

E) Incorreto - Few South Sudanese understand that polygamy is the real reason behind the country's already endemic social and economic problems.
Tradução - Poucos sul-sudaneses entendem que a poligamia é a verdadeira razão por trás dos já endêmicos problemas sociais e econômicos do país.

Gabarito do Professor: Alternativa C

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo