Questão 60c3e57f-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Três dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a detecção de príons patogênicos em tecidos cerebrais de gado morto são mostrados nas figuras a seguir. Uma vez identificado um animal morto infectado, funcionários das agências de saúde pública e fazendeiros podem removê-lo do suprimento alimentar ou rastrear os alimentos infectados que o animal possa ter consumido.

Analisando os testes I, II e III, para a detecção de príons patogênicos, identifique as condições em que os resultados foram positivos para a presença de príons nos três testes:

imagem-retificada-texto-018.jpg

A
Animal A lâmina B e gel A. 

B
Animal A lâmina A e gel B.
C
Animal B,lâmina A e gel B .
D
Animal B lâmina B e gel A.
E
Animal A lâmina B e gel B .

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Os príons são moléculas proteicas com propriedades infectantes; (Fonte: http://www.infoescola.com/bioquimica/prions/) Essas partículas são diferentes de vírus e bactérias, pois não possuem carga genética. Porém, a questão exige basicamente a interpretação dos experimentos mostrados. No primeiro teste é inserida em um camundongo uma amostra de tecido do animal possivelmente infectado. O resultado é positivo para o príon patogênico no animal que morre (animal B). Já no teste 2 a amostra do animal é colocada em contato com anticorpos que reconhecem o príon, sendo o resultado positivo na lâmina em que houve reação do anticorpo com o antígeno (príon), lâmina A. No teste 3 é realizada uma eletroforese, técnica que possibilita a análise de macromoléculas carregadas pela sua migração em um gel sob a influência de um campo elétrico. Nesse caso, então, o resultado é positivo no gel B, em que ficam evidentes as marcações que indicam a ligação do marcador com o príon. Letra C correta.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo