Apesar da grande distância geográfica em relação
ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em
cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente
hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de
mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop
japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos
da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no
Japão constitui um momento histórico em que se aponta
a ambivalência sobre o que significa a produção midiática
e cultural quando percebida no próprio país e como a
percepção de tal produção se transforma radicalmente
nos olhares de consumidores estrangeiros.
GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus,
do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).
Considerando a relação entre meios de comunicação e
formação de identidades tal como é abordada no texto,
a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de
Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico em que se aponta a ambivalência sobre o que significa a produção midiática e cultural quando percebida no próprio país e como a percepção de tal produção se transforma radicalmente nos olhares de consumidores estrangeiros.
GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus, do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).
Considerando a relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto, a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de