Questão 59351193-70
Prova:UEPB 2007
Disciplina:Biologia
Assunto:Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

                                       Imagem 004.jpg

Sobre o processo de floração vegetal, analise as afirmações abaixo:

I. Os vegetais, quanto ao fotoperíodo, podem ser classificados como plantas neutras, plantas de dias curtos (PDC) e plantas de dias longos (PDL).

II. É o comprimento do dia, e não o da noite, que é decisivo para a floração.

III. Os fitocromos são importantes na germinação de sementes, no desenvolvimento normal x estiolamento, mas não interferem na floração, que é controlada pelos florígenos.

IV. Como os fitocromos que participam da floração ficam nas folhas, apenas plantas com folhas florescem quando submetidas ao fotoperíodo adequado, ou seja, aquele que desencadeia a produção dos florígenos.

V. Segundo a música acima citada, o mandacaru é um exemplo de planta de dia longo, sendo esta uma das causas do seu sucesso adaptativo às condições climáticas do Nordeste brasileiro.

Estão corretas:

A
I, II e III
B
I e V, apenas
C
I, IV e V
D
III e V, apenas
E
I, III e V

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG

Questão de nível difícil, envolvendo vários conceitos a respeito da floração em plantas. O fotoperíodo é a relação entre duração do dia e da noite. Os vegetais podem reagir de formas diferentes a como será essa relação (dia/noite). O fotoperíodo está diretamente relacionado às estações do ano, e por isso, influencia a floração das plantas. Classificamos os vegetais em plantas neutras, plantas de dia curto e plantas de dia longo (item I correto). As neutras são aquelas que independem do fotoperíodo para florescer, sendo crucial a disponibilidade de água e temperatura determinada. Já as plantas de dia curto e longo dependem do fotoperíodo, só florescendo em determinadas épocas do ano. Com experiências, observou-se que o período sem luz é o fator determinante para a floração (item II incorreto). Nesse processo estão envolvidos dois fitocromos (R e F) (item III incorreto), durante o dia o fitocromo R se converte em F rapidamente e durante a noite o fitocromo F se converte em R lentamente. Assim, em dias longos, muito fitocromo R se converte em F durante o dia e pouco se reverte durante a noite curta, favorecendo a floração de plantas de dia longo. Já em dias curtos, pouco fitocromo R se converte em F durante o dia e muito fitocromo F se converte a R durante a noite longa, promovendo a floração das plantas de dias curtos. Os fitocromos são pigmentos presentes nas folhas, por isso apenas plantas com folhas florescem quando submetidas ao fotoperíodo adequado (item IV correto). O mandacaru é uma planta de dia longo, sendo então muito bem adaptada ao clima do nordeste brasileiro (item V correto).


Letra C correta.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo