Questão 57b4a003-3f
Prova:PUC - RS 2012
Disciplina:Biologia
Assunto:Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Um naturalista do século XIX adepto do Lamarckismo explicaria o maior número de vértebras cervicais nas preguiças do gênero Bradypus da seguinte forma:

Imagem 020.jpg



A
“A perda da cauda favoreceu a fusão das vértebras sacrais com as cervicais, aumentando o número destas últimas, para permitir que as preguiças se locomovessem de cabeça para baixo”.
B
“O uso simultâneo dos quatro membros durante a locomoção conferiu uma vantagem seletiva às preguiças com um maior número de vértebras cervicais, as quais deixaram mais descendentes que as preguiças ancestrais com sete vértebras”.
C
“O consumo de uma dieta energeticamente pobre exigiu uma maior atividade pulmonar e o surgimento de mais vértebras cervicais para a fxação de um número maior de costelas”.
D
“A ausência de pressões seletivas sobre a anatomia da coluna vertebral das preguiças favoreceu a sobrevivência e a reprodução de indivíduos com um número maior de vértebras”.
E
“A necessidade de alcançar as folhas mais tenras das pontas dos galhos criou um pescoço com mais vértebras nestas preguiças”.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Questão de nível fácil, exige que o estudante saiba diferenciar e identificar as teorias evolutivas propostas por Lamarck e Darwin. A teoria de Lamarck ficou conhecida basicamente por dois princípios básicos: a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos. A Lei do Uso e Desuso diz que no processo de adaptação ao meio, partes do corpo mais usadas se desenvolvem e as menos usadas se atrofiam. Essas características adquiridas (atrofia ou hipertrofia) seriam transmitidas às gerações futuras através da Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos. Dessa forma, segundo o lamarckismo, a explicação para as preguiças apresentarem mais vértebras cervicais seria o fato de alguns indivíduos terem se esticado para se alimentar de folhas nas pontas dos galhos.
 
Letra E correta.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo