Questão 4c7a2e6d-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Equinodermos, Cefalocordados e Urocordados, Identidade dos seres vivos

As estrelas-do-mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atirá-las de novo à água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu número.

DONAVEL, D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar, baseia-se no fato de elas possuírem

A
papilas respiratórias que facilitaram sua reprodução e respiração por mais tempo no ambiente.
B
pés ambulacrários que facilitaram a reprodução e a locomoção do equinodermo pelo ambiente aquático.
C
espinhos na superfície do corpo que facilitaram sua proteção e reprodução, contribuindo para a sua sobrevivência.
D
um sistema de canais que contribuíram na distribuição de água pelo seu corpo e ajudaram bastante em sua reprodução.
E
alta capacidade regenerativa e reprodutiva, sendo cada parte seccionada capaz de dar origem a um novo indivíduo.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão fala sobre os criadores e pescadores de ostras, que partiam as estrelas-do-mar ao meio e as jogavam de volta ao mar, quando se alimentavam das ostras. Esse procedimento não mata a estrela-do-mar, mas sim aumenta o seu número e a explicação para isso é uma característica dos equinodermos. Os invertebrados são animais que não apresentam notocorda em nenhuma fase da vida e possuem um sistema nervoso ganglionar. Os equinodermos (filo dos invertebrados) são animais marinhos com endoesqueleto (estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiúro) de placas calcárias com espinhos. Apresentam sistema respiratório, circulatório, nervoso e tubo digestório completo. Possuem um sistema ambulacrário com funções de locomoção, transporte de substâncias, respiração, na eliminação de excretas, circulação e percepção do meio externo. A estrela-do-mar apresenta uma excelente capacidade de regeneração, caso perca um de seus membros, em pouco tempo haverá outro regenerado no local. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

A explicação para esse aumento na população de estrelas-do-mar se baseia no fato de possuírem:
a) papilas respiratórias que facilitaram sua reprodução e respiração por mais tempo no ambiente. As papilas auxiliam na respiração através do sistema ambulacrário, mas não explicam o aumento da população. Incorreta.
b) pés ambulacrários que facilitaram a reprodução e a locomoção do equinodermo pelo ambiente aquático. Esses pés facilitam a locomoção da estrela-do-mar, mas não a reprodução para explicar esse aumento. Incorreta.
c) espinhos na superfície do corpo que facilitaram sua proteção e reprodução, contribuindo para a sua sobrevivência. Os espinhos na superfície facilitaram a respiração e proteção da estrela-do-mar. Incorreta.
d) um sistema de canais que contribuíram na distribuição de água pelo seu corpo e ajudaram bastante em sua reprodução. Esse sistema de canais (ambulacrário) ajudam no transporte de substâncias, inclusive a água, mas sem auxiliar na reprodução. Incorreta.
e) alta capacidade regenerativa e reprodutiva, sendo cada parte seccionada capaz de dar origem a um novo indivíduo. As estrelas-do-mar possuem essa alta capacidade regenerativa. CORRETA.

Gabarito do professor: Letra E.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo