Questão 4c2fd9e4-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Evolução biológica, Origem e evolução da vida

A perda de pelos foi uma adaptação às mudanças ambientais, que forçaram nossos ancestrais a deixar a vida sedentária e viajar enormes distâncias à procura de água e comida. Junto com o surgimento de membros mais alongados e com a substituição de glândulas apócrinas (produtoras de suor oleoso e de lenta evaporação) por glândulas écrinas (suor aquoso e de rápida evaporação), a menor quantidade de pelos teria favorecido a manutenção de uma temperatura corporal saudável nos trópicos castigados por calor sufocante, em que viveram nossos ancestrais.

Scientific American. Brasil, mar. 2010 (adaptado)

De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal?

A
Membros mais longos apresentam maior relação superfície/volume, facilitando a perda de maior quantidade de calor.
B
Membros mais curtos têm ossos mais espessos, que protegem vasos sanguíneos contra a perda de calor.
C
Membros mais curtos desenvolvem mais o panículo adiposo, sendo capazes de reter maior quantidade de calor.
D
Membros mais longos possuem pele mais fina e com menos pelos, facilitando a perda de maior quantidade de calor.
E
Membros mais longos têm maior massa muscular, capazes de produzir e dissipar maior quantidade de calor.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão apresenta um texto sobre a substituição de glândulas apócrinas por glândulas écrinas (e membros mais longos), em razão da necessidade de sobrevivência, que facilitou manter a temperatura corporal em níveis saudáveis, mesmo em ambientes não favoráveis. Pergunta-se, então, que maneira ocorre a associação do tamanho dos membros com a regulação corporal.
O tecido de revestimento do organismo humano contém glândulas sudoríparas, que liberam suor para resfriar o corpo e glândulas sebáceas, que liberam óleo para ajudar na impermeabilização e lubrificação da pele. Essas glândulas auxiliam na manutenção do equilíbrio térmico no corpo. A manutenção da temperatura é regulada por perda ou ganho de calor, e a produção de calor é controlada pela relação superfície e volume dos indivíduos. A superfície de perda de calor para o meio é maior quando existe uma maior superfície de contato com o meio, através da perda de suor pelas glândulas sudoríparas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal?
a) Membros mais longos apresentam maior relação superfície/volume, facilitando a perda de maior quantidade de calor. A superfície de contato maior nos membros mais longos favorece a eliminação do suor em animais endotérmicos. CORRETA.
b) Membros mais curtos têm ossos mais espessos, que protegem vasos sanguíneos contra a perda de calor. Os ossos não protegem os vasos contra a perda de calor, mais espessos ou não. Incorreta.
c) Membros mais curtos desenvolvem mais o panículo adiposo, sendo capazes de reter maior quantidade de calor. O panículo adiposo é um tecido formado pelo adiposo que se desenvolve sob a pele, tanto em membros curtos como em membros longos, que atua como isolante térmico nos organismos. Incorreta.
d) Membros mais longos possuem pele mais fina e com menos pelos, facilitando a perda de maior quantidade de calor. Os membros mais longos não possuem a pele mais fina, e apresentam uma quantidade suficiente de pelos para a proteção que a pele fornece. Incorreta
e) Membros mais longos têm maior massa muscular, capazes de produzir e dissipar maior quantidade de calor. Esses membros apresentam uma massa muscular padrão, assim como os membros mais curtos, sendo capazes de produzir e dissipar a mesma quantidade de calor. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo