Questão 4c2c6dde-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.

VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. Companhia das Letras, 2006 (adaptado).

Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é

A
transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características.
B
transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas.
C
determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.
D
determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.
E
determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre hormônios femininos e mediadores químicos atuantes no comportamento de alguns animais, proporcionando melhores habilidades e com redução de medo e ansiedade na busca de alimento para a prole. O texto afirma que os animais abandonam os filhotes, mas consegue encontrá-los rapidamente ao retornar. De acordo com Darwin, a evolução dos seres vivos ocorre pela transformação no desenvolvimento, ocorrendo a variação de indivíduos, a adaptação ao meio ambiente, a seleção natural dos mais aptos e a descendência das características favoráveis. Os genes são fatores transmitidos pelos pais a seus filhos, ocorrendo junto com a seleção natural, e o indivíduo que possui uma característica que o torna mais adaptado a determinado ambiente é quem sobrevive e passa essas características genéticas favoráveis para seus filhos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


Pelo ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno é:
a) transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características. Pela evolução e seleção natural, a natureza seleciona os indivíduos mais aptos, os que vencem os desafios ambientais, e esses serão os que passam as características genéticas para seus filhos. CORRETA.
b) transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas.
De acordo com a questão, os hormônios femininos são os que atuam no comportamento materno, sem ocorrer alternância nos descendentes (machos x fêmeas). Incorreta.
c) determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.
Esse comportamento não se determina pelo ambiente, e sim por características genéticas transmitidas no nascimento, de geração para geração, segundo a evolução de Darwin. Incorreta.
d) determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.
O comportamento não é determinado pelas fêmeas, mas transmitido (gene) por elas na formação dos filhos, podendo, caso a característica esteja no cromossomo X, ser transferido também para os filhos machos. Incorreta.
e) determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.
As fêmeas que transmitem a característica genética, e a seleção natural não ocorre devido a ação do ambiente, e sim pelo indivíduo mais adaptado. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo