Questão 4be99b17-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.

CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

A
Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
B
Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
C
Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
D
Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
E
Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre o sucesso reprodutivo das angiospermas, conquistando novos territórios por dispersão através de animais que são atraídos por frutos e pelas sementes fixadoras. O texto afirma que os animais possuem importante contribuição na manutenção da diversidade da flora através da dispersão das sementes. 
As angiospermas são as plantas que possuem flores e frutos, com estruturas que desenvolvem os grãos de pólen, que são as células reprodutoras masculinas. A polinização é a transferência dessas células masculinas para o receptor feminino (estigma) de outra flor da mesma espécie ou para o próprio estigma. A polinização pode ocorrer de forma direta, pela autopolinização, ou de forma indireta ou cruzada, através de agentes polinizadores que podem ser: o vento, chamada anemofilia, as aves, chamada ornitofilia, os insetos, chamada entomofilia, os animais, chamada zoofilia. Esse processo permite que um grão de pólen seja levado para outras plantas, aumentando a variabilidade genética e diversidade da espécie. Os animais que realizam a polinização (zoofilia) são atraídos por especializações florais ou por recompensas, como o alimento. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



Quais são as características de frutos e sementes apresentadas, que estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
a) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas. Essa característica está associada aos animais que buscam o alimento em flores e o grão de pólen se prende, não sendo uma atração para os polinizadores. Incorreta.
b) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
Essa característica ajuda no transporte das sementes, mas não é um atrativo para os polinizadores. Incorreta. 
c) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
Essas estruturas se fixam nas asas sem que os animais percebam, não sendo considerada característica atrativa para polinizadores. Incorreta.
d) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
A presença de alimento com polpa suculenta é um importante atrativo para aves e mamíferos, pois a preferência será por esses alimentos, facilitando a dispersão das sementes e garantindo a diversidade. CORRETA.
e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.
Essa característica facilita o transporte das sementes, principalmente quando aderidas aos pelos e penas dos animais, não sendo um mecanismo atrativo para polinizadores. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra D.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo