Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050,
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta porque, se a China apresentasse crescimento negativo, sua população deveria decrescer entre 2000 e 2050. Entretanto, não é isso o que ocorre, pois o segundo gráfico mostra um acréscimo populacional de quase 200 milhões. Na hipótese apresentada, a China cresce proporcionalmente menos do que os outros países, mas continua crescendo.
A alternativa (B) está incorreta, pois, caso o Brasil duplicasse sua população, o total para 2050 seria de 340 milhões e o país figuraria em quinto, no lugar da Indonésia. Como se pode observar no segundo gráfico, isso não ocorre, de modo que se pode deduzir que o Brasil não duplicará sua população.
A alternativa (C) está incorreta, pois o gráfico mostra que a Indonésia crescerá mais de 60%, enquanto os Estados Unidos não crescerão nem 50% em termos populacionais até 2050.
A alternativa (D) está correta. O Paquistão não figurou no primeiro gráfico, o que indica que, em 2000, o país tinha população menor do que a do Brasil, com 170 milhões, em quinto lugar. Já no segundo gráfico, o Paquistão aparece com 344 milhões, o que é mais do que o dobro de 170 milhões. Dessa forma, pode-se inferir dos gráficos que o Paquistão terá sua população mais do que dobrada entre 2000 e 2050.
A alternativa (E) está incorreta, pois os gráficos mostram que a China não terá nem o maior crescimento absoluto (Índia), nem relativo (Paquistão).