A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas
maiores potências do século XX. O momento mais tenso
dessa disputa foi provocado pela
A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas
maiores potências do século XX. O momento mais tenso
dessa disputa foi provocado pela
Gabarito comentado
A charge faz alusão ao período da Guerra Fria, onde o embate ideológico e político entre EUA e URSS desencadeou conflitos ao redor do mundo, e retrata dois líderes sentados em cima de mísseis: o presidente norte-americano John Kennnedy e o líder soviético Nikita Kruschev. Ambos governaram durante o período mais tenso da Guerra Fria, o início da década de 1960.
Em relação às alternativas:
-> A letra A está errada. A guerra do Vietnã, com a interferência norte-americana, ocorreu entre 1964 a 1973, durante o período de coexistência pacífica da Guerra Fria.
-> A letra B está errada. Ocorrida em 1961, a construção do Muro de Berlim, apesar da sua importância simbólica, teve repercussão mais na vida dos alemães orientais que tentaram passar para o lado ocidental durante a existência do muro.
-> A letra C está correta. Em Cuba, a vitória de Fidel Castro, que posteriormente declarou-se socialista, anulou a tradicional hegemonia norte-americana na ilha. Em resposta, o presidente americano John Kennedy colocou em prática, em 1961, um plano de invasão à ilha para derrubar o governo revolucionário cubano. A invasão da Baía dos Porcos, terminou em fracasso e Kennedy teve de assumir pessoalmente a responsabilidade da ação, desgastando-se politicamente. O presidente americano, contudo, continuou sua campanha para destruir Castro de várias maneiras: navios mercantes cubanos eram afundados, instalações na ilha eram sabotadas e tropas dos EUA realizavam exercícios de invasão. Em resposta, Castro pediu ajuda militar à URSS, que instalou, em 1962, mísseis em Cuba apontados para os EUA. Este episódio é considerado até hoje como o mais próximo de uma Terceira Guerra Mundial (de caráter nuclear). Após negociações, o governo soviético resolveu recuar e o episódio acabou por impulsionar a coexistência pacífica a partir do momento em que possibilitou, finalmente, um contato direto entre as superpotências.
-> A letra D está errada. Não existe Guerra dos Sete dias. A Guerra dos Seis Dias, também conhecida Terceira Guerra Árabe-Israelense, foi o conflito que envolveu Israel, Síria, Egito, Jordânia e Iraque. Ocorreu em junho de 1967, e foi a mais consistente resposta árabe à fundação do Estado de Israel, apesar do estado sionista ter saído como grande vencedor.
-> A letra E está errada. A invasão do território do Afeganistão pela URSS ocorreu em 1979, já no período de coexistência pacífica da Guerra Fria.
Gabarito do professor: Letra C.